26 de dezembro de 2024
CRIMES

Fluxos e pancadões de Natal levam GCM a 107 ocorrências em SJC

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
GCM
Pelo menos um a pessoa foi presa em operação

A madrugada de Natal foi marcada por caos em diversos pontos da cidade, com a ocorrência de fluxos que desafiaram as autoridades. Jovens a bordo de motos também saíram às ruas causando confusão, e os registros rapidamente se espalharam pela internet. O resultado foi um número impressionante de chamados feitos pela população. Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, na véspera e na madrugada de Natal, a Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu a 107 ocorrências de perturbação do sossego e outras infrações similares.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

De acordo com a corporação, cinco veículos furtados foram recuperados, incluindo carros e motos. Outros cinco veículos foram recolhidos ao pátio. Além disso, uma arma de fogo foi apreendida e um homem suspeito acabou sendo preso.

A GCM, junto com equipes de fiscalização e outras forças de segurança, está mobilizada desde a última sexta-feira (20) na Operação Sossego, que tem como objetivo coibir esse tipo de ocorrência na cidade.

Apesar dos esforços e do efetivo empregado, as últimas horas foram marcadas por uma sequência de fluxos e pancadões em diversos bairros, principalmente nas zonas leste e sul.

Os casos

Na Rua Mantura Neme, no bairro Paraíso do Sol, zona leste, um evento denominado "Fluxo da 006 Natalzão" foi amplamente divulgado nas redes sociais. "O dia amanheceu, não dormimos, e o fluxo continua. A polícia nem apareceu", afirmou uma moradora, que relatou ter denunciado o evento com antecedência.

No Jardim da Granja, um vídeo postado nas redes sociais mostra jovens em motos sem capacete, além de muitos carros com som alto. "Lei do sossego é só em bairros nobres. Não adianta chamar a polícia ou GCM, eles não dão a mínima porque é periferia", escreveu um morador.

Na zona sul, no bairro Dom Pedro, moradores relataram o "fluxo do Robertinho", com ruas tomadas por som alto, carros e motos realizando manobras perigosas, e movimento intenso que se estendeu até a manhã de Natal.

Ainda na zona sul, no Campo dos Alemães, imagens postadas na internet mostram uma perseguição da GCM a um motociclista em fuga durante a madrugada.