A 11ª e última audiência pública para discutir a concessão do transporte coletivo de Campinas foi realizada no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no distrito do Campo Grande.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Desde o início das audiências, em 9 de dezembro, cerca de 520 participantes compareceram aos encontros realizados em diversos pontos da cidade. A proposta é detalhar o novo edital de licitação e permitir que a população contribua com sugestões e críticas.
Mudanças e participação popular
Durante a audiência, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou a importância da colaboração popular para o aprimoramento do transporte público. “Somente com esse processo de licitação é que vamos melhorar a qualidade do transporte coletivo. Precisamos da contribuição de todos com sugestões e críticas construtivas,” afirmou.
Entre as mudanças apresentadas estão:
- Incorporação de frota elétrica: previsão de pelo menos 60 ônibus “zero poluição” até o sexto ano de contrato.
- Revisão do PAI-Serviço: integração do transporte para pessoas com deficiência ao sistema geral.
- Modernização da bilhetagem: implantação de um Sistema de Arrecadação e Remuneração com participação da Emdec.
Durante a audiência, dez participantes realizaram manifestações orais, enquanto outras sugestões foram registradas por escrito. O professor do IFSP, Eberval Oliveira Castro, destacou o valor do diálogo com a população: “O primeiro passo é esse que vocês estão fazendo, ouvir a população. Isso tem um valor imenso.”
Próximos passos
Com o encerramento das audiências, as sugestões pertinentes serão analisadas e incorporadas ao processo de licitação. As próximas etapas incluem a disponibilização da minuta de edital para consulta pública, ajuste do modelo de bilhetagem e abertura de propostas.
Todo o conteúdo apresentado está disponível no site da Emdec: www.emdec.com.br/novotransporte.