21 de dezembro de 2024
FORÇA TÁTICA e ROCAM

PM fecha o cerco contra quadrilheiros que agem na região

Por Fábio Estevam | Polícia
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO
A moto, furtada há um mês, foi recuperada pelos PMs

Equipes do 1° Pelotão de Força Tática do 49° Batalhão estão fechando o cerco contra uma quadrilha de furto de motos, com raiz em Várzea Paulista, e que age em toda a região. Depois de prender um dos integrantes há duas semanas, recuperar uma moto e descobrir pelo menos quatro esconderijos de veículos furtados, agora foi a vez de prender outro possível integrante, a bordo de uma motocicleta furtada. A prisão foi feita em um posto de combustíveis na avenida Fernão Dias Paes Leme, por policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam), que faz parte do pelotão.

Os soldados Bueno e Merighi faziam patrulhamento, quando suspeitaram de um homem com uma moto sem rabeta, em um posto de combustíveis.

A abordagem foi feita e, em checagem aos dados da moto, constatou se tratar de veículo furtado há um mês.

Questionado, ele disse que havia comprado a moto na internet por R$ 4 mil, o que, para os policiais, não passou de uma grande mentira. Inclusive porque, durante a conversa, um outro suspeito estava se aproximando e o homem abordado gritou para que ele avisasse um terceiro sobre sua abordagem/prisão. Esse terceiro, a quem ele pediu para avisar, é parte de uma quadrilha da cidade que vem atormentando toda a região. "Acreditamos que o homem abordado/preso e o outro, que conseguiu fugir, sejam parte dessa quadrilha", disse um dos policiais.

Participaram da ação o 2° sargento Fonseca, cabo Frank e soldado Oliveira; 2° sargento Pasin e soldados Amaro e José; e 2° sargento Xavier, cabo Sadao e soldado Gavazzi.

OCORRÊNCIA ANTERIOR

Um homem suspeito de integrar uma quadrilha de furto de motocicletas na região de Jundiaí foi preso por receptação no dia 29 de novembro, em Várzea Paulista, por policias militares do 1° Pelotão de Força Tática do 49° Batalhão. Durante a prisão, o suspeito acabou por delatar parceiros do crime e até mesmo levou os PMs aos locais onde as motos são deixadas para 'dormir' após os furtos. Uma motocicleta CG Start foi encontrada e recuperada.

Os PMs receberam informações de que uma moto furtada estava sendo guardada por criminosos em uma casa na rua Ibiúna, no Jardim América 3, em Várzea Paulista. Para o loca foram enviados o 2º sargento Fonseca e soldados Abrantes e Gavazzi, que conseguiram abordar o morador. Questionado sobre a moto, ele confessou que de fato havia furtado na companhia de um comparsa, mas que a não estava em sua casa - ele também forneceu o nome e apelido do parceiro de crime, que será investigado pela Polícia Civil.

Disposto a colaborar com a polícia, ele levou os PMs a outro local de 'descanso' de motos furtadas à quadrilha (para serem vendidas posteriormente), mas neste novo local os policiais também não localizaram a moto. Ainda colaborativo, ele levou os agentes a um terceiro endereço usado pelo bando, na Vila Popular, onde os policiais também não encontraram a moto alvo da operação ou qualquer outro veículo produto de crime.

Foi então que o suspeito apontou um quarto local usado pela quadrilha, no Jardim Buriti, onde os miliares encontraram uma motocicleta furtada, que estava à espera de um comprador - a moto que inicialmente estava sendo procurada pelos policiais não foi encontrada e a suspeita é que outro integrante do grupo já havia vendido.

Diante dos fatos ele foi conduzido à delegacia, onde foi preso e indiciado por receptação - com sua colaboração os policias conseguiram também um crachá e um RG, pertencente a um dos integrantes do bando.

Participaram da ação a 2º tenente Maria Eduarda e soldados Ramas e Willian Campos (Comando de Força Patrulha); 1º sargento Moreira e soldados José e Oliveira; 2º sargento Xavier, soldados Sadao e Merichi e cabo Diomar.