16 de dezembro de 2024
REDE VOA

Centro de Controle Operacional e R-AFIS trazem inovação

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação
Jundiaí é o aeroporto número um do Brasil em movimentações de voos executivos

A Rede VOA, concessionária de 16 aeroportos no estado de São Paulo, vem dando passos importantes em direção à inovação, eficiência e sustentabilidade em toda a sua operação, tanto em termos tecnológicos como em relação ao conceito ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance.

A sede da empresa fica no Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, o aeroporto número um do Brasil em movimentações de voos executivos e 23º entre todos os aeroportos do país, com mais de 33 mil movimentos registrados em 2023. Para 2024, o serviço de navegação aérea teve seu horário prolongado até as 23h45, o que aumentará ainda mais a operação na cidade. Além da aviação executiva, Jundiaí conta com um polo da Azul Conecta, e deverá ter voos diretos para o Rio de Janeiro a partir de 2025.

Já o Aeroporto Bertram Luiz Leopolz, em Sorocaba, foi o escolhido para sediar o mais inovador projeto da Rede VOA, o chamado R-AFIS (Remote Air Flight Information System), que permitirá o controle de tráfego aéreo a distância. A partir de Sorocaba, os operadores controlarão simultaneamente os aeroportos de Franca, Campos dos Amarais – em Campinas, Araraquara e Bragança Paulista. Além disso, o sistema integrará tecnologia avançada para observações meteorológicas dos aeródromos por meio de câmeras de alta resolução.


Do Centro de Controle Operacional de Jundiaí, rede acompanha os demais 15 aeroportos

Essa modernização não apenas aumenta a eficiência dos serviços prestados, como também eleva significativamente a segurança operacional, consolidando a Rede VOA como líder no setor, além de trazer uma economia de 50% no custo operacional. “Com a implementação do R-AFIS, será possível reduzir o efetivo necessário para essas operações, resultando em uma significativa redução de custos operacionais. A Rede VOA se posicionará como referência na prestação desse tipo de serviço, que poderá ser oferecido ao mercado aeroportuário nacional”, explica o CEO da Rede VOA, Marcel Moure. “Além disso, o projeto envolve um investimento milionário em tecnologia de ponta, reforçando o compromisso com a modernização do setor”, completa.

A Rede VOA também conta com um tecnológico sistema de monitoramento remoto de seus 16 aeroportos. Localizado no Aeroporto de Jundiaí, o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pelo acompanhamento em tempo real de todos os aeroportos da Rede, completou um ano no mês de setembro, tendo sido fundamental em diversos episódios ao longo deste período. O CCO funciona 24 horas por dia, e registra minuciosamente todas as ocorrências diárias dos 16 aeroportos.

Foi através do nosso CCO, por exemplo, que conseguimos localizar a aeronave que caiu na região da Serra do Japi no dia 28 de março. Também foi através do nosso monitoramento 24 horas que pudemos acionar nossa equipe de Resposta e Emergência para auxílio no acidente com a aeronave da VoePass, que caiu em Vinhedo. Nossos bombeiros prontamente foram acionados e levaram um carregamento de Líquido Gerador de Espuma (LGE) para impedir que o incêndio se alastrasse.

Na parte social, a Rede VOA mantém ativos importantes projetos em três municípios. Em Jundiaí, a concessionária possui uma parceria com a Instituição Almater, responsável por prestar assistência a cerca de 100 crianças e adolescentes da comunidade do Jardim São Camilo, promovendo uma alimentação mais saudável a estes jovens. Em Ribeirão Preto, a empresa apoia o projeto Nadando na Frente, que oferece aulas de natação a crianças vulneráveis que moram nas proximidades da Aeroporto Dr. Leite Lopes. E, em Araraquara, a Rede VOA mantém um patrocínio das categorias de base na categoria sub-20 do tradicional time feminino da Ferroviária.


Com tecnologia de ponta e investimento, operação remota começa a ser homologada

Compensação de Carbono
O consórcio entre a Rede VOA e a Air BP, uma das principais fornecedoras mundiais de combustível de aviação, iniciou em novembro de 2023 a compensação de 100% das emissões de carbono proveniente de abastecimento de combustíveis de aviação nos aeroportos de Jundiaí e Campos dos Amarais, em Campinas. Em setembro deste ano, a Air BP entregou os certificados de crédito de carbono pela compensação de 4,8 milhões de litros de combustíveis nestes aeroportos referentes ao período de novembro de 2023 a julho de 2024, sendo 4,35 milhões de litros de combustível JET A e outros 465 mil litros de AVGAS 100LL.

Esta quantidade representa os primeiros oito meses do compromisso entre a Air BP e a Rede VOA, e se aplica a todo contrato de abastecimento de combustíveis de aviação assinado entre as partes até 2027. As entregas dos certificados serão feitas a cada seis meses, a próxima acontecerá neste mês de novembro. A compensação das emissões de carbono será realizada por meio de projetos do portfólio BP Target Neutral, que é verificado e monitorado de forma independente de acordo com o código de boas práticas do ICROA (International Carbon Reduction & Offset Alliance).

Sobre a Rede VOA
A Rede VOA é concessionária de 16 aeroportos em todo o estado de São Paulo e visa integrar a aviação regional, com incremento em voos comerciais, executivos e criar negócios em seus sítios aeroportuários. A rede está presente nos aeroportos de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro, Itanhaém.