O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo é referência nacional em atendimento a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) de Jundiaí e Região, com gestão de sistema de saúde integrado, com quatro pronto-atendimentos, SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), SAEC (Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos) e ESF (Estratégia da Saúde da Família). Com 122 anos de história, o hospital não deixou de se engajar ao ESG e constituiu a Agenda 2030, em consonância às 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que culminou com a publicação do seu primeiro relatório de sustentabilidade.
Segundo o superintendente Matheus Gomes, o hospital iniciou sua jornada à sustentabilidade a partir de levantamentos realizados por consultoria especializada. “Fizemos um completo diagnóstico em todas as áreas, em 2024, com a realização de visitas técnicas e entrevistas profundas realizadas com o apoio de uma consultoria especializada, construímos a Agenda 2030 HSV, um planejamento estratégico que poucas instituições no Brasil e na América Latina, mesmo privadas, possuem, em que foram definidos 17 Objetivos Estratégicos de Sustentabilidade (OES), alinhados à principal diretriz global de Sustentabilidade e ESG, a Agenda 2030 da ONU.”
O hospital também firmou parceria inédita com a Universidade de Campinas (Unicamp) para a realização do primeiro inventário de GEE para medir o real tamanho do impacto ambiental e, a partir dele, determinar quais ações devem ser realizadas para que possa reduzir o impacto negativo no meio ambiente e preparar o HSV para o desafio das mudanças climáticas.
A publicação do relatório de sustentabilidade deve ser feita até o final do ano de 2024 nas redes sociais da instituição. “Ao longo de 2024 alcançamos feitos marcantes dentro da Agenda 2030, publicando nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, seguindo a diretriz internacional mais utilizada no mundo para demonstrar ao mercado nossos resultados e elevando em muito nosso grau de transparência. Somos um dos poucos sistemas de saúde, especialmente públicos, que publicam esse tipo de relatório, um marco para nossa instituição”, afirmou Matheus.