A espera por vagas hospitalares continua sendo um problema crônico em Franca. Desta vez, uma jovem de 14 anos, Isabella Helena Ferreira Gimenez, está internada no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz” desde a última quarta-feira (4), com um quadro grave de apendicite, aguardando transferência para realizar uma cirurgia de urgência.
Após exames médicos confirmarem a infecção e a necessidade de cirurgia, Isabella permanece internada, sob recomendação médica, aguardando vaga na Santa Casa.
“Só falam que não tem vaga na Santa Casa para a realização da operação. Isabella está com fortes dores, febre e nada é feito. Sabemos que, quando é diagnosticada inflamação de apêndice, a cirurgia tem que ser imediata, pois há risco de rompimento”, relata Maria Fernanda Neves Garcia, de 20 anos, familiar da jovem.
Nesta sexta-feira (6), por volta das 15h, Isabella ainda permanecia em jejum, aguardando transferência. “Está sem previsão até agora. Estamos super preocupados. Já não sabemos o que fazer, é angustiante”, desabafa Maria Fernanda.
Em nota, a Prefeitura de Franca informou que Isabella está sendo assistida pelas equipes médicas e de enfermagem do Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. Segundo a administração, a paciente foi inserida no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), responsável por gerenciar o acesso a leitos hospitalares conveniados ao SUS, e aguarda liberação da vaga para transferência.
A Secretaria Estadual de Saúde foi procurada para comentar o caso, mas ainda não respondeu à solicitação até o momento.