O bairro Adelinha, no extremo oeste de Franca, foi palco de uma tragédia devastadora que abalou profundamente a vida de uma família. Antonio Miguel Amaral Vilanova, um garoto de apenas 12 anos, morreu em um acidente de trânsito, na noite desta terça-feira, 26, na esquina de sua própria casa, na rua João Miguel Moreira da Silva.
Era para ser apenas uma inocente volta de bicicleta. Ao lado do irmão, de 13 anos, Antonio Miguel, ou Miguel como ele gostava de ser chamado pelos amigos e pessoas próximas, pediu permissão aos pais para dar uma volta no quarteirão. No entanto, ao chegarem à esquina, um momento de descuido mudou tudo.
Ao avançarem o sinal de pare, Antonio Miguel tentou desviar de um carro e caiu na via. Outro veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo, atropelando o menino.
O irmão, que estava com ele, presenciou toda a cena. Uma imagem que, segundo a família, ficará marcada para sempre.
Rodrigo Vilanova, o pai de Antonio Miguel, descreveu o filho como uma criança especial. "Ele era alegre, estudioso, saudável. Ele iluminava qualquer lugar com sua energia. Não conseguimos acreditar que isso aconteceu. Estamos destruídos".
Karina Amaral Vilanova, mãe de Antonio Miguel, expressou a dor em palavras dilacerantes em suas redes sociais. “Meu Deus, que dor, Senhor. Por que meu filho? Por quê, Jesus Cristo? Que Deus te receba, meu anjo. Nunca vou te esquecer, nunca... Te amarei eternamente!”
Antonio Miguel, o caçula da família, estudava na Escola Estadual "Israel Niceus Moreira", no Jardim Santa Efigênia. Miguel iria ser homenageado na escola pela conquista do prêmio da OBMEP (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Ele foi classificado para a segunda fase, mas não conseguiu ir.
“Seu brilho e alegria eram admirados por todos que o conheciam, era um menino tranquilo, muito feliz e sempre disposto a ajudar, sempre com um sorriso no rosto", disse a vice-diretora da escola, Simone Silva. "Seu sorriso iluminou nossas vidas! Vai em paz, pequeno gigante", completou.
Antonio Miguel será lembrado como um menino cheio de vida e amor, que partiu cedo demais, mas cujo brilho jamais será apagado, e estará sempre presente nos nossos corações, relataram os amigos do 6º Ano da Escola Estadual "Israel Niceus Moreira", em um vídeo, nas redes sociais, em homenagem ao colega de sala.
Diante da dor e da falta de recursos, a família organizou uma vaquinha virtual para custear as despesas do velório. A meta era arrecadar R$ 4 mil, mas a solidariedade das pessoas resultou em R$ 5.626,76, mostrando o quanto essa história tocou o coração da comunidade.
Ainda sem data confirmada para o velório e sepultamento, a despedida de Antonio Miguel será um momento de profunda tristeza.