Equipes de transição do governo se reuniram no Paço Municipal na manhã desta segunda-feira (25). Em pauta, o orçamento para 2025 e esclarecimentos de pontos administrativos e orçamentários solicitados pela equipe de Gustavo Martinelli à atual gestão. Novos questionamentos foram protocolados.
Entre os questionamentos da equipe de Martinelli estava a redução de mais de 100 milhões de reais no orçamento da saúde, que gerou preocupações, especialmente sobre como isso poderia impactar diretamente o atendimento à população.
A gestora adjunta de Promoção e Saúde, Dra. Dayane Martins, esclareceu que a redução orçamentária é um reflexo de ajustes necessários, mas garantiu que não haverá desassistência.
Educação
Na área de educação foi colocado em pauta questões como a entrega de materiais escolares, uniformes e livros didáticos para 2025. A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, informou que os livros serão fornecidos por um convênio com o governo estadual, com entrega prevista 15 dias antes do início de cada bimestre. O uniforme completo será garantido para os alunos beneficiários do Bolsa Família, enquanto os demais receberão apenas a camiseta.
Orçamento
Sobre o orçamento para 2025, de acordo com o atual governo, a proposta foi formatada pelo corpo técnico da Prefeitura, considerando o equilíbrio das receitas e despesas.
Na reunião, os gestores também enfatizaram que a queda da arrecadação não é apenas uma realidade de Jundiaí, mas de todos os municípios brasileiros que sofreram com perdas de repasses importantes da União e, na outra ponta, tiveram de ampliar a oferta dos serviços, especialmente na área de saúde.
José Antônio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças, ressaltou que o município precisa acompanhar a realidade econômica do país, fazendo ajustes necessários no orçamento.
A equipe de Gustavo Martinelli também questionou sobre a garantia de recursos para a realização da Festa da Uva, e como resposta dos representantes da atual gestão, a segurança de que estão adotando medidas para viabilizar uma festa de qualidade, mesmo diante das restrições orçamentárias.
Após o encontro, o coordenador da equipe de Transição de Martinelli, Edney Duarte, destacou que um trabalho complexo será desenvolvido nos próximos dias, com a análise detalhada dos documentos fornecidos para repassar e apoiar os futuros secretários que assumirão as pastas a partir de janeiro.
Equipes de transição
O grupo do atual governo é formado pelos gestores Gustavo Maryssael, José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Vasti Ferrari (Educação), Fernando Souza (Negócios Jurídicos e Cidadania), Tiago Texera (Saúde), Simone Zanotello, (Administração e Gestão de Pessoas), e Evandro Biancarelli (DAE).
Já a equipe de transição de Gustavo Martinelli tem na coordenação Edney Benedito Sampaio Duarte Júnior (advogado), Abner Henrique Ferreira de Andrade (mercadólogo), Flávio Visnardi (economista), Gabriela Dayane Pires Nogueira (advogada e servidora pública), Luiz Fernando Camargo Petroni (economista), Márcia Pereira Dobarro Facci (médica), e Priscila Alves da Costa Silva (diretora de escola).