04 de janeiro de 2025
NA REGIÃO

Presidentes de partidos querem fortalecer lideranças para 2026

Por Diná de Melo |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Rodolfo Braga, do PSD de Várzea, e Gustavo Martinelli, do UNIÃO Jundiaí

Daqui a dois anos os brasileiros voltarão às urnas e, desta vez, para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais.  No meio político, esse assunto já é pauta mesmo antes do término das eleições municipais.

A reportagem do Jornal de Jundiaí conversou com alguns presidentes de partidos das cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) para saber como fica o cenário político para as eleições de deputados e como serão as estratégias dos partidos para eleger os seus candidatos. Compõem a RMJ as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Louveira e Jarinu.

O presidente do PSD de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, que também foi reeleito prefeito da cidade, diz que é muito cedo para falar de eleição, já que as recentes eleições municipais mudaram alguns cenários e que o dinamismo da política muda muito rápido. “O que vale para hoje, pode não valer para próxima semana, então realmente é preciso aguardar os desdobramentos da política e da sociedade”, comentou.

Gustavo Martinelli, prefeito mais votado nas últimas eleições e presidente do União em Jundiaí, compactua da mesma opinião, e diz que o foco no momento é governar e trazer resultados para a cidade, mas que o partido tem um time qualificado, que mostrou força nessas eleições municipais ao eleger representantes expressivos. “Contamos com nomes fortes tanto entre os eleitos quanto entre filiados que poderão se destacar em 2026. Até lá, o partido deve continuar crescendo, pois os resultados positivos já demonstraram o potencial”, disse.

A opinião de Márcio Souza - presidente do MDB Itupeva -  não diverge muito dos demais presidentes, de que é muito cedo para prever qualquer cenário. Para ele, o momento é de seguir as orientações das executivas estadual e nacional, vislumbrando parcerias que possam trazer melhorias e projetos para a cidade. Como estratégias para as próximas eleições, Souza diz que é “continuar a estimular o crescimento do número de filiados, o que já vem ocorrendo, e que vai agregar mais força e organização para os nossos candidatos do MDB”, afirma.

A estratégia de Jarinu, que tem à frente do PSD, Dalto Soranz, é continuar estreitando a relação política com as lideranças a comando do Gilberto Kassab e fortalecer o partido em âmbito local e regional. Soranz destacou o protagonismo político que a cidade vem alcançando, o que, segundo ele, tem chamado a atenção de lideranças políticas, deputados e partidos. “Jarinu vem alcançando um protagonismo político nunca antes atingido, o que  chama a atenção de muitas lideranças políticas. Nosso objetivo é continuar construindo alianças que permitam o crescimento da nossa cidade, de forma sustentável e com foco nos bairros.”