04 de janeiro de 2025
PROJETO DE LEI

Câmara de Jundiaí discute Dia Municipal da Prematuridade

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Prefeito de Cajamar, Danilo Joan, e a primeira-dama falarão sobre experiência de ter um bebê prematuro

Na próxima sexta-feira, 29 de novembro, às 10h, a Câmara Municipal de Jundiaí abrirá suas portas para discutir o Projeto de Lei nº 14360/2024, que inclui no calendário da cidade o Dia Municipal da Prematuridade, em 17 de novembro. O evento será aberto ao público e também transmitido ao vivo pela TV Câmara, nos canais 12.2UHF, 4NET, YouTube e Facebook. O prefeito de Cajamar, Danilo Joan, e a primeira-dama irão falar como foi a vivência em ter um bebê prematuro.

Dados
No Brasil, 1 a cada 10 nascimentos acontece antes das 37 semanas de gestação, colocando o país entre os 10 com maior número de partos prematuros no mundo. Embora muitos bebês prematuros se desenvolvam bem, o parto antes das 37 semanas pode expor o recém-nascido a diversas intercorrências devido à imaturidade de seus órgãos e sistemas. As principais complicações incluem?dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, gastrointestinais, de imunidade, oculares, auditivos e imaturidade no sistema nervoso central.

As principais causas para um bebê nascer de forma prematura envolvem condições maternas, gravidez na adolescência, histórico de parto prematuro, gravidez múltipla, estilo de vida que favoreça o parto prematuro, como o uso de álcool, cigarro e drogas ilícitas, cuidados pré-natais inadequados e infecções. A realização de exames do pré-natal, como de imagem e de sangue, permite a identificação precoce de condições de saúde materna e fetal que podem ser tratadas para evitar complicações. Em situações de alto risco, como hipertensão e diabetes gestacional, o monitoramento especializado é essencial para reduzir o impacto dessas condições sobre a gestação.

A inclusão do Dia Municipal da Prematuridade é uma forma de sensibilizar a sociedade para a importância do tema e fortalecer as políticas públicas voltadas para o cuidado neonatal e o suporte às famílias.