23 de novembro de 2024
OPINIÃO

Comunicação no engajamento organizacional


| Tempo de leitura: 2 min

Pense... você é uma pessoa que se sente satisfeita, envolvida e comprometida com o seu trabalho, com a equipe e com a organização na qual atua? Estar engajado com a empresa vai além do contentamento e da expectativa realizada no emprego. Implica em investimento ativo de energia e esforço para alcançar objetivos pessoais e organizacionais.

Em um mercado cada vez mais competitivo, no qual a retenção de talentos é tão relevante quanto a conquista de novos clientes, engajar colaboradores não é apenas um diferencial — é uma necessidade estratégica. No entanto, dados recentes revelam que muitas empresas brasileiras enfrentam um desafio nesse quesito.  

Segundo estudo, com 2.736 trabalhadores em todo o Brasil, realizado pela Flash em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, para a 2ª edição do Engaja S/A, aproximadamente seis em cada dez trabalhadores brasileiros (56%) estão desengajados ou ativamente desengajados com suas empresas. O dado destaca um problema estrutural que pode impactar diretamente a produtividade, a inovação e até mesmo a imagem organizacional.  

A falta de engajamento, demonstrada na pesquisa, muitas vezes está atrelada às falhas na comunicação interna, como informações mal transmitidas, gerando dúvidas ou conflitos; ausência de feedback regulares, desmotivando o profissional; falta de clareza sobre o impacto do trabalho individual no sucesso coletivo da organização.

O engajamento é uma das principais pautas no universo corporativo atual. Neste cenário, o papel de um mentor em comunicação ganha relevância como uma das soluções mais eficazes para reverter a situação.  A comunicação assertiva, estratégica e transparente cria pontes entre gestores e equipes, alinhando expectativas e objetivos. Quando bem estruturada, promove um ambiente de trabalho em que os colaboradores sentem que suas vozes são ouvidas e valorizadas. 

Um mentor experiente em comunicação pode ajudar as empresas a criarem estratégias que, além de informar, inspirem e engajem seus colaboradores, assim como contribua para identificar os principais gargalos comunicacionais, mapeando áreas que precisam de ajustes.  A falta de habilidades comunicativas do líder pode minar o vínculo com as equipes. O mentor prepara gestores para adotarem práticas mais empáticas e eficazes, bem como auxilia na definição de uma cultura organizacional baseada em valores sólidos, em que a comunicação é a base para promover colaboração, reconhecimento e senso de pertencimento.  

A criação de processos e rotinas de comunicação, como reuniões de feedback ou newsletters internas, fortalece o alinhamento entre todos os níveis hierárquicos.  A longo prazo, com o apoio de um mentor em comunicação, empresas têm a chance de reverter o cenário de desengajamento. A promoção de um ambiente de trabalho mais alinhado e motivador traz benefícios que se estendem para além do âmbito interno. Colaboradores engajados são mais produtivos e comprometidos, consequentemente há maior conexão emocional com a empresa o que diminui os índices de turnover. 

A pesquisa Engaja S/A evidencia a urgência de tratar o desengajamento como uma prioridade. Investir em estratégias de comunicação assertivas não é um custo, mas um investimento no sucesso corporativo a longo prazo.

Rosângela Portela é jornalista, mentora e facilitadora
(rosangela.portela@consultoriadiniz.com.br)