04 de dezembro de 2024
BLACKOUT

Explosão em usina da ArcelorMittal assusta moradores no ES

Por | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução de vídeo/Capixaba da Gema/Facebook
A unidade Tubarão é responsável pela fabricação de placas e bobinas de aço.

Um forte barulho de explosão foi ouvido por dezenas de moradores de Serra (ES) e cidades da Região Metropolitana de Vitória na tarde deste domingo (17). Imagens publicadas em redes sociais apontam que, após o estouro, fogo podia ser visto de várias chaminés da indústria de produção de aço. A ArcelorMittal confirmou o incidente e disse que não houve vítimas.

Leia também: Incêndio em plantação de cana de usina mata quatro trabalhadores em Goiás

O incidente aconteceu por volta das 15h deste domingo (17) na unidade chamada Tubarão, que fica no Distrito Industrial de Serra, na Região Metropolitana de Vitória. Segundo a ArcelorMittal, um blackout na usina afetou a Central Termelétrica e gerou um "barulho intenso".

Nas redes sociais, moradores de vários bairros da cidade e dos municípios ao redor relataram que ouviram o forte estrondo, e que o chão até tremeu. O barulho foi ouvido em um raio de 30km, pelo menos. "Meu prédio tremeu todo", segundo um usuário do X, identificado como Filipe. "Aqui em casa tremeu tudo", relatou a usuária identificada como Gabriela, moradora do Jardim Camburi, próximo ao porto - a 13km de distância da indústria.

A empresa informou à reportagem que não houve vítimas no incidente. "Todas as medidas estão sendo tomadas voltadas a segurança das pessoas, meio ambiente e estabilidade dos processos. Os órgãos ambientais já foram informados", afirmou, em nota.

Sobre o fogo visto em alguns vídeos, a empresa afirma que é um sistema de segurança chamado "bleeder, dispositivos que realizam a queima controlada dos gases em caso de falha".

A unidade Tubarão é responsável pela fabricação de placas e bobinas de aço para os mercados da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A estrutura da indústria foi fundada em junho de 1976 como Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). O início de suas atividades aconteceu em novembro de 1983.