26 de dezembro de 2024
ACOLHIMENTO

Estudantes de Administração fazem visita e levam donativos ao SOS

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
As doações tiveram mantimentos e outros donativos, como roupas, roupas de cama e calçados

Alunas de Administração do Centro Universitário Padre Anchieta (Unianchieta), em uma prática extensionista da graduação, fizeram uma visita e levaram doações ao Serviços de Obras Sociais (SOS) Jundiaí. Além de conhecer o espaço, as estudantes puderam levar doações arrecadadas, com mantimentos e outros donativos, como roupas, roupas de cama e calçados.

A Prática Extensionista "Humanas" é relacionada ao ODS 16, que integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este objetivo é voltado para "Paz, Justiça e Instituições Eficazes", a fim de promover sociedades pacíficas e inclusivas, garantir o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes e responsáveis em todos os níveis.

Em pesquisa para o desenvolvimento do trabalho, as estudantes identificaram o SOS, que desde 1965 acolhe pessoas em situação de rua e aquelas que enfrentam outras dificuldades. Essa instituição tem se dedicado a receber doações e a proporcionar o melhor cuidado possível a essas pessoas, gerando diversos relatos de superação e satisfação.

Estudante de Administração, Kevilyn Antunes diz que foi gratificante conhecer o SOS. "Ao chegar, fui acolhida com uma recepção maravilhosa por parte de toda a equipe, o que me proporcionou uma experiência muito boa. É bom saber que, mesmo na atualidade desafiadora em que vivemos hoje em dia, ainda existem pessoas dedicadas a ajudar o próximo e promover o bem. Meus olhos encheram de lágrimas várias vezes ao ver aquelas pessoas ali, se esforçando para uma nova vida, uma mudança. Essa experiência me proporcionou uma lição de vida: a importância de valorizar as pequenas coisas."

Com o apoio de amigos e familiares, as estudantes estão arrecadando doações para ajudar a manter as atividades desta instituição. "Recentemente, tivemos a oportunidade de visitar a ONG SOS, que dedica seu trabalho a ajudar pessoas em situação de rua. Foi uma experiência profundamente tocante e enriquecedora. A ONG oferece não apenas ajuda material, como alimentação, roupas e abrigo, mas também apoio emocional e psicológico", conta a estudante Jherimar Abreu.

Ela lembra que o trabalho no local é desenvolvido por voluntários. "Os voluntários da ONG são verdadeiros anjos. Seu trabalho é feito com amor, dedicação e compaixão. Eles não apenas oferecem ajuda, mas também ouvem, acolhem e respeitam. É um trabalho que vai além da caridade, é um trabalho de amor, sem dúvida, a ONG SOS é um exemplo inspirador de como podemos fazer a diferença na vida das pessoas."

Também compondo o grupo da visita, a estudante Viviane Di Berardo comenta sobre a ação. "Foi uma experiência transformadora conhecer o SOS Jundiaí e todos os projetos que são desenvolvidos lá, de forma a ajudar pessoas vulneráveis a resgatarem suas identidades e criarem uma nova realidade. Fiquei bastante emocionada durante a vista, conhecendo a proposta do lugar e o carinho, cuidado e comprometimento de toda equipe, ajudando todas aquelas pessoas, não somente com o amparo mas também criando laços. O vício destrói vidas e famílias, e iniciativas como essa trazem esperança para pessoas que perderam tudo. Lá encontram uma luz."

Doações

Dando continuidade à visita, as alunas reforçam a importância das doações ao SOS. O pedido é para que a população separe um dia para doar roupas que não são mais utilizadas, alimentos em excesso e eletrodomésticos também sem uso. A solidariedade da comunidade e iniciativas sociais são fundamentais para oferecer apoio, promovendo a reintegração social e proporcionando oportunidades para que os acolhidos recuperem sua autonomia e reconstruam suas vidas.

Contato da ONG SOS Serviços de Obras Sociais - (11) 4586-2921
Avenida Doutor Sebastião Mendes da Silva, 559, Anhangabaú, Jundiaí/SP

Saiba mais sobre a ODS 16 e os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acessando: https://brasil.un.org