A programação do Dia da Consciência Negra este ano contará com uma série de atividades temáticas, como palestras e apresentações artísticas, organizadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da prefeitura para os dias 13, 20 e 22 de novembro.
Logo na próxima quarta-feira (13), acontecerá uma Roda de Conversa sobre “Papéis da Resistência”, na qual serão apresentadas fontes documentais sobre o período escravocrata e os movimentos de resistência de Jundiaí, sob guarda de instituições como o Arquivo Histórico, equipamento vinculado ao Departamento de Museus da UGC. A atividade começa às 18h30 e será realizada no Museu dos Ferroviários (avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa). Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line.
Já na quarta-feira (20) – Dia da Consciência Negra -, a programação temática vai das 9h às 20h, e será no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), juntamente com parte da programação da 5ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ).
Divididas entre o saguão e as salas Glória Rocha e Josette Feres de espetáculos, as atrações programadas para a manhã serão: às 9h, intervenção artística com elenco da Rota Afro; às 10h, intervenção com os alunos do curso superior de Eventos da Fatec baseada na obra premiada “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório; 10h30, mesa de debate “Outro olhar da História de Jundiaí”.
Neste dia também será aberta oficialmente a 8ª edição da ZumbiTECA, que terá como tema “Reflexões e Jornada: O Empoderamento Negro Através da Arte, da Leitura e da Literatura”. Para as 12h30 está programado um Sarau, em homenagem à artista Olga de Brito, e, em seguida, às 13h30, será aberta a exposição temática na Galeria de Exposições Olga de Brito, que leva o mesmo nome da artista homenageada.
Já no período da tarde, às 14h, apresentação de dança com diversos grupos; das 14h30 até as 19h, as atrações são 183 Record (RAP), DJ Lensly, Quintal do Nego (Samba e Pagode), DJ Xandon, Desfile Itam Irum e Aulão de Charme e Passinho, com o professor Luciano Sant’Anna; e às 19h, para encerrar a programação do dia, a Sala Glória Rocha recebe o espetáculo “Bitita”.
A programação contará ainda, ao longo do dia, com brincadeiras mediadas para o público infantojuvenil, intervenções artísticas diversas, Praça de Alimentação com barracas e foodtrucks na rua Barão de Jundiaí, artesanato do programa Jundiaí feito à Mão e venda de livros de autores jundiaienses pela 5ª FLIJ.
Para finalizar, na sexta-feira (22), de volta ao Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, a programação traz, às 14h, na Sala Josette Feres, o Fórum da Rota Afro Turística e lançamento de sua identidade visual. A atividade é destinada a profissionais e demais interessados na criação de roteiros para o segmento, como agentes de Turismo, comerciantes, artistas e afroempreendedores, de Jundiaí e região.
Ainda na sexta, às 19h30, é a vez do show musical “Além do Lá”, com canções do quinto disco com músicas inéditas e a celebração pelos dez anos da banda Aláfia, trazendo para o palco da Sala Glória Rocha temas como amor, a dor, a família, a luta, o prazer e o destino, interpretados à luz da tradição da literatura de Ifá, forte influência da banda.
Além dessa programação, a UGC está com inscrições abertas para a Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí, iniciativa de educação patrimonial que consiste na visita monitorada a pontos como o Espaço Expressa e o Centro, vinculados à História e à resistência no município. A próxima edição será no sábado (23), no período da manhã, e os interessados deverão se inscrever por meio de formulário on-line.
Ao longo do mês, a atividade também acontecerá com grupos de estudantes da rede municipal de ensino.
Os detalhes da programação temática do Dia da Consciência Negra 2024 podem ser conferidos na Agenda Cultural.