04 de novembro de 2024
ESTRAGOS

Chuva na região: lama invade escola e erosão atinge rua de bairro

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/redes sociais
Erosão no bairro Nova Pirajuí, em Pirajuí

As fortes chuvas que atingem a região desde o final de semana causaram estragos em ao menos duas cidades. Em Pirajuí (58 quilômetros de Bauru), uma grande erosão afetou rua de um bairro recentemente asfaltada pelo município. Em Iacanga (50 quilômetros de Bauru), a queda de um muro levou muita lama para o pátio de uma escola e as aulas tiveram que ser suspensas.

Em Pirajuí, uma erosão atingiu o bairro Nova Pirajuí neste domingo (3). Em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, informou que a formação da cratera em uma das ruas do bairro é resultado de três dias de intenso fluxo de chuvas no município, assim como em todo o estado de São Paulo, e anunciou que equipes estão mobilizadas para as obras de contenção e reparação dos danos.

"De sexta-feira a domingo, segundo dados das observações das estações termo-pluviométricas, foram registrados 134 milímetros de precipitação, um volume acima do habitual", explica. "Estima-se que o intenso fluxo de águas nas galerias pluviais, agravado pela infraestrutura ainda em construção, tenha contribuído para a formação da erosão".

De acordo com o Executivo, o elevado volume acumulado de chuva representa um desafio significativo para a drenagem local. "Esse excesso de água, aliado ao solo ainda não consolidado em áreas de obras em andamento, fez com que o sistema de drenagem não conseguisse comportar a demanda, resultando no desgaste do solo e na formação da erosão", diz. "As equipes da Prefeitura Municipal já estão mobilizadas para conter os danos ocorridos e iniciar a reconstrução da área".

Iacanga

Em Iacanga, segundo a Prefeitura, devido ao grande volume de chuvas, o muro que fica atrás da cozinha da escola municipal “Joaquim Caldas de Souza” caiu na manhã desta segunda-feira (4) e a água com lama invadiu o pátio. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido.

Em nota, a administração declarou que as aulas na unidade foram suspensas até que o problema seja resolvido. "A reunião de pais, que estava marcada para hoje (ontem) à noite, foi cancelada", afirma.

De acordo com o prefeito Eli Cardoso, a Defesa Civil de Iacanga e membros da Secretaria Municipal de Obras estão no local para orientar a comunidade escolar e reparar os danos causados pela chuva.