22 de dezembro de 2024
CONTROLADO

Jundiaí, Várzea e Campo Limpo não têm episódios graves pela chuva

Por Nathália Sousa |
| Tempo de leitura: 2 min
Nathália Sousa
O céu nublado deve continuar pelos próximos dias na região, com bastante chuva, o que exige monitoramento

Apesar da chuva do fim de semana, não houve grandes problemas ou intempéries relacionados ao tempo na região de Jundiaí. O monitoramento segue, porém, a fim de que incidentes sejam evitados ou o atendimento a alguma ocorrência seja imediato. Para esta semana, o clima nublado e chuvoso deve continuar e, com isso, há alerta quanto ao encharcamento do solo e risco de deslizamento de encostas, algo que pode acontecer quando há chuva por vários dias seguidos.

Em Jundiaí, de acordo com a Defesa Civil, nas últimas 72 horas, o volume de chuva foi de 78,2 mm e nas próximas horas a região entra em Estado de Alerta. No fim de semana, não houve ocorrências significativas durante o período de chuva. A fluidez das águas foi importante para evitar os transtornos. A equipe fez vistorias, inclusive nas áreas com mais pontos de chuva, como Fazenda Grande, Jardim Santa Gertrudes, e Jardim Tamoio. Não há registros de queda de árvores, apenas houve a recolha de galhos em algumas ruas da cidade.

Já em Várzea Paulista, choveu, do dia 2 até a manhã desta segunda-feira (4), o total de 69,63 mm, o que está dentro do esperado para o período. O município registrou cinco quedas de árvores e uma casa teve uma área destelhada, mas não houve necessidade da família sair da residência. Uma telha de zinco voou na rede elétrica e a CPFL foi acionada para fazer a remoção com segurança. A Defesa Civil da cidade informa que os trabalhos foram realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Campo Limpo Paulista felizmente não registrou nenhuma ocorrência em virtude das condições climáticas nas últimas 72 horas. A equipe da Defesa Civil apenas fez vistorias em áreas que possuem algum tipo de vulnerabilidade, não encontrando nenhuma anormalidade. De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil, nas últimas 72 horas, os pluviômetros da cidade registram um acumulado de 28,11 mm em Botujuru, 33 mm no Conjunto Habitacional São José e 30,24 mm no Estância São Paulo. Apesar de não registrar qualquer tipo de ocorrência, Campo Limpo Paulista permanece em estado de observação.

Chove chuva!

Para esta semana, a previsão é de garoas e pancadas nas três cidades. Jundiaí terá chuva até o fim da semana e na sexta deve haver uma leve queda de temperatura. Para a próxima semana, a previsão é de tempo firme. Para Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, há a mesma previsão.

Segundo o Climatempo, após um outubro marcado por volumes excepcionais de chuva, acima da média em diversas regiões, o estado de São Paulo volta a enfrentar um período de instabilidade ao longo desta semana. Isso acontece por causa do reforço de uma área de baixa pressão atmosférica, conhecida como cavado, associada a uma forte entrada de umidade vinda da faixa norte do Brasil. Por causa dos fatores, o estado experimenta condições que favorecem a continuidade das chuvas intensas.