No próximo sábado (9), a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) estará de volta ao palco do Teatro Polytheama para apresentar o sétimo concerto desta temporada. Com início às 20h, a apresentação do corpo artístico municipal traz em seu repertório obras do alemão Ludwig van Beethoven e do brasileiro Henrique Oswald, com a regência de sua diretora artística, Claudia Feres, e a participação especial do violinista Edgar Leite como solista.
“O próximo concerto contará com um formato bastante tradicional das salas de concerto, com Abertura, Concerto e Sinfonia, além de um repertório que traz como prato principal Beethoven, o clássico dos clássicos. Tenho observado que nosso público tem apreciado o repertório clássico, marcado neste concerto, mas que também restaura o melhor da música brasileira, ainda pouco conhecida do público. Henrique Oswald merece estar entre os grandes. Sua música é elegante e emocionante. Espero que esse material restaurado esteja nas estantes de muitas orquestras do mundo”, comenta Claudia.
A abertura ficará por conta de “Egmont”, Op. 84, de Beethoven, música incidental para a peça de mesmo nome de Goethe, e que consiste numa abertura seguida por uma sequência de nove peças para soprano, narrador masculino e orquestra sinfônica completa.
Em seguida, será a vez do “Concerto para violino” de H. Oswald, compositor do período romântico brasileiro, foi diretor do Instituto Nacional de Música – atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A obra apresentada foi restaurada pela “Musica Brasilis” especialmente para o concerto, e terá como solista o violinista Edgar Leite, que já foi spalla da OSMJ no início de sua formação e que atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.
O encerramento ficará por conta de uma das mais conhecidas sinfonias de Beethoven, a Sinfonia nº 7, uma obra intensa, rítmica e cheia de energia, um contraste com seu segundo movimento, o mais popular desde sua estreia, marcado por uma construção de passos sólidos, solenes e gentis.
Cada interessado poderá retirar até dois ingressos gratuitos, disponíveis partir das 10h30 do dia 8 de novembro (sexta-feira), na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes e na internet, por meio da plataforma Sympla; e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Os ingressos retirados têm validade até dez minutos antes do início do espetáculo, ficando disponíveis em seguida para quem estiver em fila de espera no teatro no dia da apresentação.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.