Em mais uma ação da Plataforma de Educação e Cultura, o mês de outubro tem contado com uma série de apresentações destinadas aos estudantes da rede municipal de ensino com os corpos artísticos municipais. Ao longo do mês, pelo Projeto Escola, a Cia. de Teatro de Jundiaí saiu em turnê para apresentar o seu espetáculo “Robin Hood” e a Cia. Jovem de Dança levou para os palcos da Sala Glória Rocha e do Teatro Polytheama o seu mais novo espetáculo, “Folia dos Bichos”.
A temporada com a Cia. de Teatro pelas escolas foi na Emeb Aparecida Merino Elias (Medeiros), onde o grupo estreou também seu novo elenco. Somente nessa escola, a plateia contou com 850 estudantes – das 30 turmas, desde o G4 até o 5º ano -, nas apresentações feitas na quadra na última quarta-feira (23).
Na primeira fileira, Lara Viriato (quatro anos) e Otávio Martins (cinco anos), da turma do G4 B, o mais impressionante da apresentação foram os lançamentos de flechas. “Não segurei a risada quando o arqueiro lançou aquele monte de flechas”, comentou Otávio.
Nas duas apresentações na Emeb do Medeiros, a quadra ficou lotada com uma plateia animada e curiosa
Já para a Manuela Luman, de 11 anos, do 5º ano, a parte preferida foi o final. “Eu gostei porque o bando do Robin Hood conseguiu garantir Justiça e Liberdade para o povo, assim que conseguiram prender a rainha.”
O mesmo valeu para a impressão do Arthur Paulo, também de 11 anos. “Valeu como uma aula, um teatro musical que ensinou muitas coisas, como quanto é importante buscar a Justiça, correr atrás dela, sem deixar que os outros façam isso por nós, pois assim ela não acontece.”
Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, programações como esta reforçam as aprendizagens. “O aprimoramento dos conhecimentos culturais dos nossos meninos e meninas é um dos compromissos da gestão, assumidos pelo Currículo Jundiaiense e ao encontro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O contato com atividades culturais que vêm até a escola ou são acessadas com a ida a um equipamento cultural é uma experiência indelével na memória das crianças e contribuem com suas aprendizagens e repertório.”
Ao longo do mês, a companhia se apresenta também nas Emeb Comendador Hermenegildo Martinelli (Caxambu) e Professora Geralda Berthola Facca (Jardim do Lago), totalizando 1,8 mil espectadores atentos e curiosos.
O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, comentou a importância da iniciativa. “Mais uma vez os corpos artísticos municipais reforçam o compromisso da Prefeitura pela criação de público e fomento à Cultura, descentralizando as suas apresentações e possibilitando a frequência das crianças nos equipamentos culturais.”
Já a Cia. Jovem de Dança apresentou “Folia dos Bichos” em seis sessões na Sala Glória Rocha e quatro no Teatro Polytheama para grupos escolares, além de duas apresentações abertas ao público no final de semana do Dia das Crianças, totalizando 3.400 espectadores.
Ainda em outubro, a companhia jundiaiense realizou performances fora do Município. O grupo participou da Semana pra Dança 2024, em Campo Grande (MS), com a tríade “Hu.ga”, “Mulher Jovem com os olhos fechados, c.1890” e “Dança pra Lua”.
A Cia. Jovem também apresentou espetáculos no Centro Cultural São Paulo, na capital, com uma tríade das coreografias “Hu.ga”, “Aquilo que guardo” e “Dança pra Lua”, e “Folia dos Bichos”. As apresentações externas contabilizaram ainda público de 250 pessoas.