04 de janeiro de 2025
2º TURNO

330 mil jundiaienses irão votar neste domingo

Por Diná de Melo |
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO
Jundiaí escolhe hoje seu futuro prefeito, com apuração iniciando às 17h

Mais de 330 mil eleitores estão aptos a votar neste segundo turno em Jundiaí. Quem não votou no primeiro turno poderá votar normalmente neste domingo (27).

Assim como ocorreu no primeiro turno no dia 6 de outubro, os jundiaienses poderão se dirigir às urnas entre as 8h da manhã e  17h, horário de Brasília, para escolher quem irá comandar a cidade pelos próximos quatros anos.

Neste dia, a população terá transporte público gratuito das 7h às 17h30 por conta de decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Os horários deste domingo serão iguais aos dias da semana, quando há mais oferta de veículos e horários. 

Documentos

Para votar, o eleitor precisa do E-título ou um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. O título de eleitor físico não é obrigatório, mas é neste documento que constam dados como zona e seção eleitoral para votação.

Colinha

Para não perder tempo e não errar no dia do pleito, a Justiça Eleitoral incentiva que os eleitores levem para a cabine de votação uma anotação, pessoal e individual, contendo o número do candidato que pretendem votar. Outros itens são proibidos, entre eles, celulares e equipamentos eletrônicos.

Desde 2022, o TSE decidiu que, antes de se dirigir à cabine da urna eletrônica, o eleitor deverá entregar seu celular, câmeras fotográficas, ou qualquer aparelho de telecomunicação e registro de câmera para o mesário. Os aparelhos são entregues de volta ao eleitor assim que ele deixar a cabine.

Justificativa

Se você tem entre 18 e 70 anos e não vai votar neste domingo, precisa justificar sua falta por meio do aplicativo e-Título. O app pôde ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android até ontem (sábado). Pode também preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível na página da Justiça Eleitoral, e levar preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas nos locais de votação ou nos cartórios eleitorais. É preciso levar um documento oficial com foto.

Apuração

A apuração dos votos será iniciada assim que as urnas começarem a chegar à Justiça Eleitoral, após o fechamento das seções eleitorais, às 17h, e os eleitores que ainda estiverem na fila até esse momento não precisarão se preocupar, pois terão o direito de votar.

A divulgação dos primeiros números começa assim que os primeiros votos forem apurados, depois das 17h. Levando em consideração que agora apenas um nome será escolhido, diferentemente do primeiro turno que eram dois nomes, para prefeito e vereador, é possível que por volta das 20h já seja possível conhecer o nome do novo prefeito eleito da cidade.