28 de outubro de 2024
BEM-ESTAR & CIA.

Viver Bem: eu só quero chocolate. E café!


| Tempo de leitura: 2 min
Pesquisas indicam que o cacau minimiza efeitos ruins da cafeína e pode ser bom

Uma bebida de forte aroma e cor escura que nunca falta nas casas, mas que nem sempre é eficaz ou benéfica para todos. Existem aqueles que apreciam o sabor do café e desejam "acordar" mais, mas também sentem que a bebida aumenta os níveis de ansiedade ou provoca dor estomacal e azia.

Por isso, há alguns anos começaram a ser comercializadas infusões alternativas com uma dose de cafeína reduzida ou misturas do tradicional café com ervas, especiarias e plantas.

Segundo reportagem do jornal espanhol La Nacion, combinar a infusão com cacau ajuda a aliviar os picos de ansiedade e nervosismo que a cafeína pode ocasionar em algumas pessoas.

"Cada vez mais pessoas adotam essas alternativas porque o café, consumido puro, faz mal ou pode ser muito forte para quem não está acostumado à potência do grão", destaca a nutricionista Mercedes Engemann.

Acredita-se que a origem da bebida esteja na cidade iemenita de Al Moka, um importante porto de exportação de grãos de café.

Durante o século 17, tornou-se um dos principais centros de comércio de café no Iémen, no Oriente Médio, destacando-se pela sua receita especial: um café doce com chocolate que era muito popular entre os visitantes e comerciantes da região.

Com o passar dos anos, a receita se espalhou pelos continentes, estabelecendo-se como uma das favoritas entre os que apreciam sabores doces e aromas intensos.

O site especializado em saúde Medical News Today informa que a cafeína tem o poder de estimular o sistema nervoso central, por isso quem consome café costuma estar alerta e concentrado.

A cafeína melhora várias funções cognitivas, como a memória e outros processos cerebrais similares. Além disso, uma pesquisa detalha que a adição do cacau fornece uma grande quantidade de flavonoides, que aumentam o fluxo sanguíneo cerebral, fazendo aumentar o fluxo de oxigênio.

Estudo dividiu quatro grupos e teve respostas

Já um estudo científico publicado na revista Frontiers in Pharmacology revela que o cacau contém teobromina, um composto químico encontrado naturalmente em vários alimentos, especialmente nas sementes da fruta, que age de forma semelhante à cafeína e influencia positivamente o estado de ânimo.

Um estudo realizado em conjunto pelas Universidades de Wisconsin, Oregon e Georgia, nos Estados Unidos, indica que a adição de cacau ao café permite maior concentração.

Os participantes foram divididos em grupos para consumir quatro bebidas quentes diferentes: uma com cacau, outra com cafeína, outra com uma combinação das duas e uma com placebo.

Como resultado, as taxas de resposta foram mais rápidas entre os que consumiram apenas cacau e a mistura com cafeína.

Além do aumento na concentração, a pesquisa mostrou que a fruta diminuiu "os efeitos do café que produzem ansiedade".