28 de outubro de 2024
ADOLESCENTE INFRATOR

Com injúria racial e outros 17 apontamentos, jovem é pego de novo

Por Fábio Estevam | Polícia
| Tempo de leitura: 1 min
DIVULGAÇÃO
O delegado determinou seu recolhimento à Fundação Casa

Um adolescente de 16, que ostenta histórico com 18 apontamentos criminais (BOs registrados com seu nome) foi detido no final da tarde desta sexta-feira (26), em Itupeva, suspeito de tráfico de drogas. A Guarda Municipal o deteve no momento em que ele contava o dinheiro do tráfico, em uma biqueira no bairro São Roque da Chave. No Plantão Policial o delegado Rodrigo Carvalhaes determinou se recolhimento à Fundação Casa.

Entre os crimes registrados em seu nome, entre 2021 e 2024, estão lesão corporal, ameaça, tráfico de drogas, recepção e até mesmo injúria racial. Em um desses atos infracionais, quando foi detido, ele chegou a ser apreendido na Fundação Casa. Agora, com a nova apreensão por tráfico, o delegado Carvalhaes determinou mais uma vez seu recolhimento e representou junto à Justiça pela sua apreensão na instituição punitiva e educacional.

Em sua decisão, o delegado despachou: "consigna-se que, apesar de os fatos não terem sido realizados com violência ou grave ameaça, a apreensão do menor justifica-se pelo seu expressivo histórico de atos infracionais, possuindo ao menos dezoito apontamentos entre os anos de 2021 e 2024. Assim, a apreensão do menor infrator se justifica não apenas pela natureza da infração cometida, mas também pela necessidade de proteção da sociedade e pela busca de uma resposta adequada ao comportamento reincidente. É dizer, a ação policial se fundamenta no compromisso de garantir a ordem pública e, sobretudo, promover a responsabilização do jovem infrator, contribuindo para a sua reintegração social".

Desta forma, ele foi levado para a Fundação Casa e ficará no aguardo da decisão da Justiça sobre mantê-lo apreendido ou soltá-lo mais uma vez.