Às vésperas das eleições do segundo turno em Jundiaí, mais uma sessão tranquila na Câmara Municipal. Na pauta da 153ª Sessão Ordinária da 18ª legislatura realizada na manhã desta terça-feira, (22) oito itens para apreciação e votação, sendo três vetos ao prefeito, todos rejeitados.
Um pedido de preferência fez com que o Projeto 14.417/24, de autoria do vereador Douglas Medeiros (PL), fosse o primeiro a ser votado e aprovado pela maioria, e incluiu no calendário municipal de eventos a “Festa de São Bento” no dia 11 de julho. A aprovação foi comemorada com um grito de: “Viva São Bento” pela plateia presente. “Essa aprovação representa a importância da relação do Mosteiro de São Bento com a comunidade local, um reavivamento dessa relação da cidade e da instituição monástica, da presença beneditina e de todo o apoio da cidade de Jundiaí na construção e convívio promovido ao longo de toda essa história da vida monástica e da presença beneditina em Jundiaí”, comenta Dom Dionísio Fernandes Calheiros, Presbítero Religioso da Congregação Beneditina do Brasil da Ordem de São Bento.
Outra aprovação comemorada pela plateia foi a do PL 14.476/24, de autoria do vereador Marcelo Gastaldo (REP), denominando Centro de Referência da Infância Lindinalva dos Santos o espaço destinado a essa finalidade no Jardim Novo Horizonte. Três vereadores fizeram uso da palavra na Tribuna para falar da líder comunitária ativa, prestativa e querida por toda a comunidade daquele bairro no Vetor Oeste da cidade.
Os demais projetos apresentados na sessão foram aprovados, entre eles a instituição do Programa de Valorização dos Protetores de Animais, de autoria de Paulo Sérgio Martins (PSDB); o que institui as “Rotas Turísticas de Jundiaí” no Circuito Ciclo Tour – de autoria do presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Albino (PL); e o que altera uma lei municipal e prevê prioridade na matrícula em unidades mais próximas da residência em casos de alunos, cujos pais ou tutores tenham idade igual ou superior a 60 anos. Este, de autoria dos vereadores Val Freitas (PL) e Quézia de Lucca (PL).