21 de novembro de 2024
RECEITA

Salada superfresca

Por Sonia Machiavelli | Especial para o GCN/Sampi Franca
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

Se você não perde filmes e seriados norte-americanos, terá certamente ouvido essa palavra em cenas onde personagens escolhem comida: ‘coleslaw’. É salada muito popular entre os gringos, que gostam dela acompanhando tudo-quanto-há, inclusive hamburguer e outros tipos de lanche. Qual é a tradução? “Salada de repolho” Ela é encontrada em todos os supermercados e o consumo é enorme. 

De origem holandesa, é variação da palavra ‘koolsla’ e foi levada à América por imigrantes daquele país europeu. A receita original mistura repolho, cenoura, cebola e maionese. Mas essa que apresentamos aqui é uma variante. O repolho usado é o roxo; sai a cenoura e entra a beterraba; a cebola também tem vez; desaparece a maionese para dar lugar a um molho cítrico. Fica muito saborosa e refrescante, sobretudo se servida gelada. Com esse calor que nos escalda, nada melhor no almoço ou no jantar. É muito fácil de fazer.

Descasque e rale do lado grosso as beterrabas cruas. Em seguida descasque e corte a maçã em palitos finos. Corte finamente o repolho e a cebola, essa em plumas. Leve tudo para uma travessa e misture. Prepare o molho. Em vidro com tampa coloque cinco colheres de sopa de suco de laranja e misture o vinagre balsâmico e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Emulsione. Despeje o molho sobre a salada e misture para o molho impregnar os legumes. Transfira para travessa, cubra com papel filme e leve à geladeira por meia hora, no mínimo. Ao servir, retire o iogurte do copo e coloque-o em molheira que deve ficar ao lado da salada para que cada um se sirva dele a gosto.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.