Das 19 cadeiras na Câmara Municipal de Jundiaí, 10 serão ocupadas no próximo quadriênio (2025-2028) por vereadores reeleitos. As outras nove têm rostos novos, além de nomes já conhecidos, mas que não foram eleitos para o último mandato, que se encerra em 2024.
Os vereadores reeleitos na cidade são: Quézia de Lucca (PL), Edicarlos Vieira (União), Daniel Lemos (PSD), Cristiano Lopes (PP), Dr. Kachan Jr. Coisa Linda (Republicanos), Madson Henrique (PL), Dika Xique-Xique (PODE), Paulo Sergio Delegado (PSDB), Romildo Antonio (PSDB) e Faouaz Taha (PSD).
Já os "novos" nomes são: Juninho Adilson (União), Rodrigo Albino (PL), Henrique Parra do Cardume (PSOL), Leandro Basson (PL), Mariana Janeiro (PT), João Victor (PL), Tiago da El Elion (PL), Carla Basilio (PSD) e Zé Dias (Republicanos).
Os nove nomes de vereadores eleitos que não não estiveram no último mandato têm ressalvas quanto à novidade. Este é o caso de Juninho Adilson, por exemplo, que foi suplente na eleição de 2020 e ocupou uma cadeira na Câmara de Jundiaí após a saída do vereador eleito Cristiano Lopes para assumir a pasta de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Com isso, Juninho esteve na vereança de Jundiaí durante boa parte do último quadriênio e agora foi eleito.
Também é o caso do vereador eleito Zé Dias, que já esteve em quatro mandatos na Câmara de Jundiaí, sendo três consecutivos entre 2005 e 2016 (1997-2000, 2005-2008, 2009-2012 e 2013-2016). Desde então, porém, não esteve no Legislativo Municipal, e agora volta à posição de vereador.
Entre os novos nomes que chegam à Câmara de Jundiaí a partir de 1º de janeiro de 2025, há candidatos que já haviam tentado o cargo em outras eleições, como Henrique Parra, Mariana Janeiro e Carla Basilio, mas também os que tentaram uma única vez e já conseguiram a eleição. Esses são: Rodrigo Albino, Leandro Basson, João Victor e Tiago da El Elion.
Na última fomação, apenas uma mulher ocupou a vereança de Jundiaí: Quézia de Lucca, que se reelegeu. Desta vez, porém, conseguiu três vezes mais apoiadores e alcançou o número recorde de 8.020 votos (na última eleição havia conseguido cerca de 2,6 mil) para ser a vereadora mais votada de Jundiaí. E na formação atual, mais duas mulheres também fazem parte do mandato a partir de 2025: Mariana Janeiro e Carla Basilio.
A renovação do Legislativo de Jundiaí também é etária. A Câmara passará a ter vereadores bastante jovens no próximo ano, pois muitos dos novos eleitos têm menos de 40 anos. O "caçula" é João Victor, que vai assumir com 28 anos. Mariana Janeiro tem 33 anos, Rodrigo Albino tem 34 anos, Henrique Parra tem 35, Juninho Adilson entrará na Câmara com 37 anos e Tiago tem 39 anos.