06 de outubro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Campinas vai ao primeiro turno com cinco candidatos a prefeito

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Carlos Bassan
Pleito definirá também os 33 representantes para a Câmara Municipal

Os 884 mil eleitores de Campinas se preparam para a última parte da corrida eleitoral do primeiro turno e vão às urnas neste domingo com cinco opções para governar a 12ª cidade mais rica do país, segundo o ranking do PIB do IBGE. Campinas, que possui o terceiro maior colégio eleitoral do Estado de São Paulo, atrás apenas da capital e de Guarulhos, terá 268 locais de votação e 2.525 seções eleitorais para atender seu eleitorado.

O pleito definirá também os 33 representantes para a Câmara Municipal, com 625 candidatos disputando as cadeiras do Legislativo.Apesar de a maioria do eleitorado ser formada por mulheres (52%), a composição de candidatos a vereador é predominantemente masculina.

Mesmo assim, o índice de participação feminina ultrapassou os 30% exigidos pela legislação, alcançando 34% das candidaturas. O União Brasil, Republicanos e PSB são os partidos com maior número de candidatos, somando 35 cada. Podemos, PL, MDB e outros partidos também figuram no topo da lista, com números significativos de concorrentes.

Candidatos a prefeito:

Dário Saadi (Republicanos)
Atual prefeito de Campinas, Dário Saadi tem 61 anos e tenta a reeleição. Médico urologista, ocupou diversos cargos públicos na cidade, incluindo presidente do Hospital Mário Gatti, vereador por quatro mandatos e presidente da Câmara. O vice-prefeito na chapa é Wanderley Almeida (PSB).

Rafa Zimbaldi (Cidadania)
Rafa Zimbaldi tem 43 anos e foi vereador por quatro mandatos, além de presidente da Câmara Municipal. Deputado estadual, ele tenta novamente ser prefeito, após disputar o segundo turno em 2020. A vice-prefeita na chapa é Raquel Rímoli (União Brasil).

Pedro Tourinho (PT)
Pedro Tourinho tem 42 anos, é deputado federal e médico sanitarista. Já foi vereador por dois mandatos e também disputou a prefeitura em 2020. Ele busca consolidar sua posição política com o apoio da candidata a vice-prefeita Edilene Santana (PSOL).

Wilson Matos (NOVO)
Wilson Matos tem 46 anos, é empresário e engenheiro civil, com carreira construída nos Estados Unidos. Essa é sua segunda candidatura à prefeitura de Campinas, com Janaína Calvo como candidata a vice-prefeita.

Angelina Dias (PCO)
Angelina Dias tem 67 anos, é professora e tem uma trajetória política marcada pela luta em movimentos populares. Ela concorre com Júlia Brick como candidata a vice-prefeita.

Os campineiros vão acompanhar a escolha desses cinco candidatos e também a disputa acirrada pelas cadeiras no Legislativo, onde a cidade terá a oportunidade de renovar ou manter seus representantes.