17 de setembro de 2024
FUTURO

Câmara Municipal aprova Plano de Desenvolvimento Econômico

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Plano aprovado pela Câmara identifica potencialidades e ajuda a direcionar investimentos

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (10), o projeto de lei 14445/2024. De autoria do Executivo, o projeto institui o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII).

Desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, o Plano ora aprovado pretende estimular o empreendedorismo, a manutenção e a criação de novas empresas na cidade; promover a diversificação da base econômica do município; incentivar a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novas tecnologias.

O texto contém, ainda, outros objetivos como “fomentar a formação de clusters e arranjos produtivos locais; estimular a internacionalização da economia local; promover a geração de emprego e renda; valorizar a economia criativa, o turismo e o património cultural do Município; e garantir a sustentabilidade ambiental e o uso racional dos recursos naturais.

A votação foi acompanhada pelo gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Sami Mansour, pelo gestor adjunto de Empreendedorismo, Wagner Soares, e pela diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, Bruna Lazarini.

Receba as notícias mais relevantes de Jundiaí e Região direto no seu Whatsapp. Participe da comunidade do JJ clicando AQUI.

Processo democrático
Em nota, a Prefeitura informa que a elaboração do plano contou com a participação ativa da população no debate de ideias. Ao longo de nove meses, foram coletadas opiniões e sugestões por meio de 14 oficinas e mais de 1,6 mil entrevistas, envolvendo instituições, empreendedores, estudantes, profissionais de diversas áreas, servidores públicos e entidades ligadas ao setor econômico do município.

Entre os principais destaques do plano estão a identificação de potencialidades e o direcionamento de investimentos em eixos estratégicos. Um dos exemplos é a internacionalização de Jundiaí, visando atrair novas empresas, gerar mais empregos e conquistar investidores. Além disso, o município reforça a valorização do comércio local, com foco especial nos pequenos e microempreendedores.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado (PL), o PDEII vai nortear o trabalho de várias áreas nos próximos 10 anos, com foco no bem-estar da população. Segundo o Chefe do Executivo jundiaiense, o Plano foi instituído “num contexto de desafios globais, como transição demográfica e energética, em que Jundiaí se depara com a necessidade de antecipar-se aos desafios que sejam impostos no futuro”.