12 de setembro de 2024
SUCESSO NA INTERNET

Com futebol e humor, influenciadores de Jundiaí bombam nas redes

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 5 min
REPRODUÇÃO/ YOUTUBE
Rogério Barolo ficou famoso na internet pelos vídeos de pós-jogos do São Paulo

Influenciadores digitais, produtores de conteúdo, youtubers ou blogueiros, mas, acima de tudo, torcedores: os perfis Casal Rivalidade e Barolo, ambos de moradores de Jundiaí, fazem sucesso na internet com vídeos sobre futebol, com muito humor e desabafos, e representam a voz de muitos torcedores nas redes sociais nessa nova tendência da comunicação.

Esses influenciadores unem, de forma simples, a combinação perfeita para conquistar a internet, indo além das tradicionais análises esportivas e “mesas redondas” dos programas de TV, para criarem um conteúdo mais próximo do torcedor.

RIVALIDADE SAUDÁVEL

O casal jundiaiense Andressa Bastos, de 29 anos, palmeirense fanática, e Renato Bastos, de 31, corintiano roxo, transformou o amor pelo futebol e a rivalidade entre eles em conteúdo para a internet. Em seus vídeos, o casal reage aos jogos dos seus times, misturando humor, desabafos e muita “zoeira”. 

Andressa e Renato se conheceram há 11 anos, por uma amiga em comum, e o amor pelo futebol e as brincadeiras pela rivalidade dos times sempre fizeram parte da relação. A ideia de começar a gravar os vídeos surgiu dessas zoeiras durante as partidas e, em pouco tempo, se tornou um grande sucesso na internet. “A ideia das gravações aconteceu de uma forma bem natural. Sempre assistíamos aos jogos do Corinthians e Palmeiras juntos e tinha muita zoeira um com o outro, mas sempre em tom de brincadeira e respeitando os limites. Em 2022, tivemos a ideia de começar a gravar nossas reações assistindo aos jogos, de forma bem simples, usando o celular e um tripé, porque achávamos que poderia dar certo.”, disse o torcedor corintiano.

Não só deu certo, como explodiu nas redes sociais e, hoje, o canal soma quase 900 mil seguidores juntando todas as plataformas digitais. O casal percebeu o sucesso do perfil logo no quarto vídeo publicado no youtube, no segundo jogo da final do Campeonato Paulista de 2022, na goleada do Palmeiras sobre o São Paulo, por 4 a 0, o que resultou no título para o Alviverde. Com um cenário simples e uma edição “caseira”, mas com muito humor e zoação, os torcedores conseguiram cativar o público. “Começamos com o youtube e hoje temos um bom público em todas as redes sociais. É bem diversificado [o público], não só de torcedores do Corinthians e Palmeiras, mas também muitos são paulinos, flamenguistas, santistas e de outros clubes. Muitos torcedores param a gente na rua para falar que nos conhecem e acompanham o canal. Hoje em dia, esses vídeos de ‘reacts’ estão muito em alta, muito por conta dessas brincadeiras que fazem parte do futebol”, contou Andressa.

Além das brincadeiras, o casal conta que os vídeos também têm o objetivo de mostrar aos torcedores que a rivalidade tem que ser saudável. “Sabemos que tem muita violência no futebol e queremos cultivar esse lado da rivalidade saudável, que somos rivais e não inimigos e que, mesmo nas brincadeiras, temos que respeitar o limite do próximo”, reforçou Andressa.

PORTA-VOZ DA TORCIDA

Em um cenário onde as redes sociais ditam o ritmo da comunicação e a informação se dissemina na velocidade da luz, a figura do jornalista também ganhou novos contornos. Um dos nomes que mais se destacam nesse novo formato é Rogério Barolo, de 54 anos, jornalista e criador do canal Barolo Vídeos. Com vídeos informativos, opiniões e um toque de desabafo, ele se tornou um porta-voz da torcida são-paulina na internet.

Barolo ficou famoso na internet pelos vídeos de pós-jogos do São Paulo, onde faz análises da partida, dá nota ao desempenho dos jogadores e expõe suas opiniões sobre os lances e resultados, de uma forma mais próxima e direta com os torcedores, como um papo de botequim entre amigos.

Jornalista há 30 anos, Barolo se mudou para Jundiaí há 3 anos, para morar com sua esposa. “Eu estava morando sozinho em São Paulo e trabalhando no SBT. Na pandemia decidi largar tudo e me mudar para Jundiaí para morar com minha esposa, que é daqui. E foi a partir daí que tudo começou a melhorar. Emagreci bastante, parei de beber e de fumar. A qualidade de vida de Jundiaí salvou minha vida”, 

A criação de conteúdo na internet surgiu como uma válvula de escape na sua vida. Apesar de nunca ter tido pretensão de fazer sucesso nas redes sociais, não ligar para números de visualizações e negar o rótulo de “influencer”, Barolo foi um dos primeiros jornalistas a dar a cara a tapa na frente das câmeras e se comunicar com o torcedor de uma forma mais leve, bem-humorada e sem precisar seguir regras do jornalismo tradicional, e se tornou um dos canais sobre futebol mais acessados do Brasil. “Antes de começar a fazer os vídeos, eu criei um blog para publicar minhas opiniões como uma forma de desabafo. Em 2017, o São Paulo perdeu de 3 a 0 para o Palmeiras e eu precisava colocar a raiva para fora, se não iria infartar. E o canal surgiu assim, sem planejamento nenhum e sem pretensão de bombar”, contou o jornalista.

Os vídeos começaram após um amigo incentivá-lo a publicar as gravações na internet. No início, eram vídeos curtos para poucos telespectadores. Hoje, o canal soma mais de 535 mil inscritos só no Youtube, com conteúdos de análises antes e depois dos jogos. “Quando me trouxeram a ideia dos vídeos, nem passava pela minha cabeça, sempre achei coisa de jovem, de molecada. Mas foi uma válvula de escape para controlar meu nervosismo com o São Paulo e hoje esse é meu trabalho. Agora está muito em alta, muitos torcedores de todos os times estão fazendo esses mesmos tipos de conteúdo”, completou Barolo.

A identificação com o público foi instantânea. A forma como Barolo aborda os temas, com desabafos e alguns ataques de fúria, conquistou a torcida são-paulina. Seu vídeo mais assistido foi o desabafo após eliminação do Campeonato Paulista, em 2020, para o Mirassol em 2020. “Falo o que penso como torcedor, sei que estou sujeito a ser ridicularizado, zoado pelos rivais, ou até xingado por são-paulinos que não concordam com minhas opiniões, mas nunca liguei para isso, tenho minha maneira de torcer e pensar. Não dá para agradar a todos”, explicou.

Apesar dos vídeos voltados aos torcedores do São Paulo, Barolo também carrega um público diversificado, que torce para outros times, e leva as gozações dos rivais sempre em tom de brincadeira. “Eu respeito todos os torcedores, nunca vou ter ódio de um rival. Meu pai e boa parte dos meus familiares são palmeirenses e sempre me apoiaram quando escolhi torcer para o São Paulo. Meu pai, inclusive, me levou em jogos do Tricolor no Morumbi. Aprendi a ter esse respeito pelos outros clubes dentro de casa”, completou Barolo.