31 de agosto de 2024
ORGULHO

Mesa-tenista de Jundiaí conquista bronze nas Paralimpíadas

Por Luana Nascimbene | Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
| Tempo de leitura: 2 min
Silvio Avila/CPB
'Ainda tem mais Joyce na mesa e tudo pode acontecer', comemorou a mesa-tenista

A mesa-tenista jundiaiense, Joyce Oliveira, de 34 anos, conquistou sua primeira medalha em edições de Jogos Paralímpicos. Em Paris, ao lado da sua dupla, Cátia Oliveira, Joyce faturou medalha de bronze após vencer a dupla egípcia Fawzia Elshamy e Ola Soliman por 3 a 0 nas quartas de final e avançar às semis.

As brasileiras enfrentaram as sul-coreanas Seo Su Leon e Yoon Jiyu, líderes do ranking mundial e favoritas ao ouro, e foram superadas por 3 a 0, com parciais de 11/6, 11/9 e 13/11, terminando a competição com a medalha de bronze na categoria WD5 (para cadeirantes).

Essa foi a primeira medalha paralímpica da jundiaiense, que comemorou a conquista do pódio, mas também lamentou a derrota para as asiáticas. “Quando perdemos tive vários sentimentos. Feliz por ter conseguido a medalha de bronze, minha primeira em Paralimpíadas, mas ao mesmo tempo triste, porque sabíamos que dava para ganhar das sul-coreanas, como já tínhamos vencido elas uma vez. Mas a vida é assim, um tem que ganhar e outro perder. Agora é curtir essa medalha e focar no individual. Ainda tem mais Joyce na mesa e tudo pode acontecer. Cátia, essa medalha é nossa”, declarou a atleta nas redes sociais.

A jundiaiense volta à mesa em busca de mais uma medalha a partir do dia 7, pela categoria individual.

CONHEÇA A ATLETA

Nascida em Jundiaí, Joyce Fernanda de Oliveira Quinzote, de 34 anos, é atleta de tênis de mesa e compete pela Classe 4 (para cadeirantes). 

Em 2002, um ponto de ônibus caiu em cima de Joyce quando ela tinha apenas 12 anos, a deixando paraplégica. Ela conheceu o tênis de mesa durante uma visita à AACD, em São Paulo.

A paratleta foi convocada para vestir as cores da Seleção Brasileira pela primeira vez em 2007 e já coleciona títulos. Suas principais conquistas são: ouro nas duplas femininas WD5-10 e nas duplas mistas XD10 e prata na individual feminina nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro no individual e por equipes nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro no individual nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011; bronze por equipes nos Jogos Parapan-Americanos Rio 2007.