01 de setembro de 2024
ELEIÇÕES

Debate na Band mostra polaridade entre candidatos de Jundiaí

Por Ariadne Gattolini | Política
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO
Debate foi realizado em estúdio da TV Band Campinas na noite de ontem com a presença de 4 candidatos a prefeito

Gustavo Martinelli (UNIÃO), José Antonio Parimoschi (PL), Professor Higor Codarin (PSOL) e Ricardo Bocalon (PSB) participaram, nesta quarta-feira (28), de debate promovido pela TV Band Campinas ontem (28), com cobertura total do Grupo JJ, através das redes sociais e Portal JJ.  O debate foi polarizado, entre esquerda e direita, mas os candidatos mantiveram a calma e tiveram de responder críticas e questionamentos dos moradores de Jundiaí.

A oposição, tanto com Bocalon e Codarin, tentaram descaracterizar a candidatura de Gustavo Martinelli como opositor a Parimoschi. Este último também aderiu à estratégia mostrando que ora Martinelli estava no governo e ora se dizia da oposição (Gustavo era o vice-prefeito de Luiz Fernando Machado).  Frase de Higor Codarin afirmava que Gustavo representava o mesmo que Parimoschi. 
Como candidato apoiado pelo atual prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, Parimoschi foi o alvo de maior crítica, principalmente na área de habitação e segurança pública. O ex-gestor de Finanças e Governo afirmou que trabalhou 17 horas por dia nos últimos oito anos pela cidade. “O ex-prefeito Pedro Bigardi deixou a cidade cheia de dívidas, quebrou nosso hospital e largou inúmeras obras inacabadas. Me orgulho de ter Jundiaí como a segunda cidade melhor para se viver e não gosto de críticas à minha cidade.”

Por conta do pedido de impugnação da candidatura de Gustavo Martinelli pelo Ministério Público, tanto Parimoschi como Bocalon quiseram mostrar que Martinelli é o candidato com ficha suja. Gustavo Martinelli, entretanto, afirmou que houve um erro do Tribunal de Contas e que ele não trouxe dívidas ao tesouro municipal. “Devolvi R$ 21 milhões dos gastos pertinentes à Câmara, quando fui presidente, para ajudar a custear o Hospital São Vicente. Não houve qualquer dolo.”
Higor Codarin foi a voz da oposição no debate e trouxe ideias do PSOL, como tarifa zero de ônibus, moradia popular no centro da cidade e teceu críticas a obras da atual administração, como a ampliação do Mundo das Crianças, em que as crianças não podem nadar. “É uma cidade que não é para todos.”

Nos bastidores, o clima era de tranquilidade. Somente um assessor pôde entrar no estúdio e acompanhar de perto seu candidato. A equipe do JJ entrou ao vivo para levar a melhor cobertura ao eleitor jundiaiense.