23 de novembro de 2024
OPINIÃO

Existe preconceito ou cobrança excessiva?


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O Corinthians é uma equipe mais que centenária. O Bragantino quase centenário. A Red Bull, uma gigante multinacional que trabalha o esporte como ferramenta de marketing de maneira competente mundo afora, e que está há pouco tempo na gestão do clube da “Cidade Poesia / Terra da Linguiça”.

Quando o treinador Pedro Caixinha foi questionado na entrevista coletiva de Corinthians 1×2 Red Bull Bragantino (onde o Massa Bruta foi eliminado nas cobranças de pênaltis, na semana passada), a respeito da falta de títulos do time do Interior Paulista, ele não titubeou: sugeriu comparar a idade do novo clube (Red Bull Bragantino, formado a partir do Clube Atlético Bragantino) com a do Corinthians. A resposta foi:

O projeto começou em 2020? O projeto é uma criança! Quer que o Red Bull Bragantino ganhe tudo em quatro anos? Quantos anos têm o Corinthians? Você quer nos comparar com uma equipe que tem mais de 110 anos?

Em quatro anos, o Red Bull Bragantino subiu para a série A do Brasileirão e está regularmente disputando competições internacionais. Construiu o maior Centro de Treinamento da América do Sul e está reformando (derrubou e reconstrói do zero) o estádio municipal da cidade, para assim que pronto, fazer o mesmo com o atual estádio Nabi Abi Chedid. 

Que a empresa tem dinheiro, é sabido. Mas deve existir limites e orçamento coerente… gastar sem retorno ou responsabilidade é rasgar dinheiro. E nenhum clube associativo, time-empresa ou SAF deve fazer isso (embora o torcedor comum, por achar que o time-empresa tem dono, deva “torrar a grana”). A Red Bull não é uma empresa que pratica sportswashing, como alguns clubes-estados que ficam milionários com um estalar de dedos. E sem ganhar torneios, é natural que surjam muitos questionamentos… Espera-se (equivocadamente), um PSG, Manchester City ou similar (que são bancados por Catar e Emirados Árabes Unidos). Ou ainda o Newcastle, o mais novo rico da Europa, que é de propriedade da Família Real da Arábia Saudita.

A ideia de um clube bancado por empresa comercial é: fazer um bom papel no campeonato, promover seus produtos com marketing, conquistar consumidores e admiradores, ganhar dinheiro com transação de jovens atletas e, se possível, ganhar títulos. 

Lembremos: apenas 1 time pode ser campeão. Não é fácil ganhar campeonatos… claro, a expectativa de vencer competições, frustradas por “quase chegar lá na hora decisiva” e fraquejar na hora H (por diversos motivos), traz decepção. A brincadeira que surgiu nas redes sociais de que o Red Bull Bragantino é uma “faca de pão Pullman”, evidentemente, é entendível. Mas racionalmente, onde estaria o Bragantino hoje, sem a Red Bull?

Vide seu rival histórico, o Paulista FC de Jundiaí: tenta se recolocar no futebol, jogando a quinta divisão paulista, sem calendário nacional, disputando contra Manthiqueira, Barcelona Capela e Colorado Caieiras. Ou o São Caetano, que sem um projeto sólido, está na A4 da FPF. O Red Bull Bragantino, pelo tempo de trabalho e pelos resultados obtidos, ainda está “com muito crédito” na praça. 

Sobre o jogo da 3ª feira passada: a classificação “bateu na trave”, como diz o dito popular? Não, bateu nas mãos do goleiro Hugo. E aí é covardia, na cobrança de pênaltis: o arqueiro do Bragantino foi o 3º goleiro, o jovem Fabrício (Cleiton e Lucão se lesionaram) e do outro lado, um defensor com experiência de Flamengo, Exterior e Corinthians. Aliás, o RBB jogou com 7 desfalques e sem o seu artilheiro, Helinho.

Agora, virá a natural cobrança e a pressão: melhorar sua classificação no Campeonato Brasileiro, já que disputará apenas uma competição a partir da eliminação. Sem “caça às bruxas”, lógico, pois o clube é uma empresa.

Rafael Porcari é professor universitário e ex-árbitro profissional (rafaelporcari@gmail.com)