01 de setembro de 2024
EXCLUSIVO

Veja a convicção do voto do eleitor de cada candidato em São José

Por Guilhermo Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Editor-chefe de OVALE
Reprodução
Primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro

A nova pesquisa OVALE revelou que seis (60,5%) entre cada 10 eleitores joseenses estão convictos de seu voto para prefeito de São José dos Campos, enquanto quatro (39,5%) admitem que podem mudar de candidato. Hoje, com exclusividade, a coluna traz esse índice por candidato, faltando 41 dias para o primeiro turno deste pleito, com base nos relatórios do levantamento OVALE/Ágili Pesquisas, divulgada no último dia 22. 

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No cenário estimulado, a pesquisa mostrou o ex-prefeito Eduardo Cury (PL) com 30,3% das intenções, e o prefeito Anderson Farias (PSD) com 27,3%. Pela margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário indica empate técnico entre os dois na primeira colocação.

No terceiro lugar, estão empatados tecnicamente o deputado estadual Dr. Elton (União), com 11,3%, e o ex-vereador Wagner Balieiro (PT), com 8%. Toninho Ferreira (PSTU) ficou com 1,7%, e Prof. Wilson Cabral (PDT) com 0,8%. Toninho e Wilson também estão empatados tecnicamente com Balieiro, no limite da margem de erro. Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos somaram 11,2%. Não sabem ou não responderam, 9,3%.

Convicção.

Entre os eleitores de Cury, 64,3% dizem que este é um voto definitivo, que não mudará, enquanto 35,7% afirmam que é um voto de momento, que poderá ser mudado. Já entre os eleitores de Anderson, 75,6% declaram que trata-se de um voto que não mudará, e 24,4% afirmam que podem alterar o voto.

A pesquisa mostra que, entre os eleitores de Dr. Elton, 58,8% estão convictos do voto, dizendo que é uma escolha definitiva. Por outro lado, 41,2% dizem que podem mudar. Já entre os eleitores de Wagner Balieiro, 79,2% dizem que o voto é definitivo, enquanto 20,8% alegam que podem mudar.

No caso de Toninho Ferreira, 60% dos eleitores dizem que o voto é definitivo, 40% dizem que podem mudar. Já entre os eleitores do Prof. Wilson Cabral, 40% dizem estar convictos, enquanto 60% alegam que podem mudar de voto.

Entre aqueles que não souberam ou não responderam, 23,6% dizem que essa é uma opção definitiva, 76,4% alegam que podem mudar. Dos eleitores que responderam nenhum, 32,3% afirmam que essa é uma postura inalterável, com 67,7% admitindo que podem mudar.

Quadro geral.

A um mês e meio do primeiro turno da eleição municipal, 60,5% dos eleitores de São José dos Campos afirmam que já definiram o voto para prefeito e que não irão mudar, segundo levantamento OVALE/Ágili Pesquisas. Já 39,5% dos entrevistados disseram que podem alterar o voto até o dia de comparecer às urnas, em 6 de outubro.

O percentual de eleitores convictos do voto é maior entre homens (65,2%) do que entre mulheres (56%). Por faixa etária, atinge 66,3% entre os entrevistados de 45 a 59 anos, mas cai para 28,6% entre aqueles de 16 a 24 anos.

Já o percentual de eleitores que admitem mudar o voto até o dia da eleição é maior entre mulheres (44%) do que entre homens (34,8%). Por faixa etária, atinge 71,4% entre os entrevistados de 16 a 24 anos, mas cai para 33,7% entre aqueles de 45 a 59 anos.

Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas, um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN', ouviu 600 eleitores entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-08177/2024.

Vox Populi.

A pesquisa sobre o cenário eleitoral em São José integra o Vox Populi (voz do povo, em latim), um dos pilares do novo projeto editorial de OVALE, principal veículo de comunicação da RMVale, que em fevereiro deste ano converteu-se em um veículo 100% digital e anunciou a duplicação do volume de produção jornalística.

Além dos levantamentos eleitorais, OVALE realiza levantamentos periódicos sobre temas relevantes, servindo como um termômetro da opinião pública.
Novos levantamentos sobre a opinião do eleitorado de São José serão publicados ao longo dos próximos dias no site e nas redes sociais de OVALE, veículo hoje 100% digital, líder de alcance e engajamento na região, com mais de 1,8 milhão de visitas e 567 mil usuários únicos por mês, de acordo com o Google Analytics.