27 de setembro de 2024
ATLETAS E TÉCNICO

Jundiaí terá três representantes na Paralimpíada de Paris

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO
Thomaz Ruan, de 23 anos, começou sua trajetória no Peama Jundiaí

Jundiaí será representada por dois atletas e um treinador na Paralimpíada de Paris 2024, disputada entre os dias 28 de agosto a 8 de setembro. A 17ª edição do evento voltado às pessoas com deficiência terá a participação de 185 delegações, com 4.400 paratletas e 22 modalidades.

Os representantes da “Terra da Uva” são Thomaz Ruan, do atletismo; Joyce Oliveira, do tênis de mesa e Alessandro Tosim, técnico da seleção brasileira feminina de goalball. Conheça a trajetória dos convocados:

THOMAZ MORAES

Nascido em Jundiaí, Thomaz Moraes, de 23 anos, começou sua carreira no atletismo no Programa de esportes e atividades motoras adaptadas (Peama) de Jundiaí. O paratleta nasceu com má-formação no braço direito e conheceu o esporte paralímpico por meio de um amigo da sua mãe, que o encaminhou para as aulas no Bolão.

Principais conquistas: Prata nos 400m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; prata nos 400m no Mundial Dubai 2019; ouro no salto em distância, nos 100m e nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de 2017, em São Paulo; prata no salto em distância e nos 400m no Mundial de Jovens de Atletismo em Nottwil, em 2017.

JOYCE OLIVEIRA

Nascida em Jundiaí, Joyce Fernanda de Oliveira Quinzote, de 34 anos, é atleta de tênis de mesa e compete pela Classe 4 (para cadeirantes). 

Em 2002, um ponto de ônibus caiu em cima de Joyce quando ela tinha apenas 12 anos, a deixando paraplégica. Ela conheceu o tênis de mesa durante uma visita à AACD, em São Paulo.

A paratleta foi convocada para vestir as cores da Seleção Brasileira pela primeira vez em 2007 e já coleciona títulos. Suas principais conquistas são: ouro nas duplas femininas WD5-10 e nas duplas mistas XD10 e prata na individual feminina nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro no individual e por equipes nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro no individual nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011; bronze por equipes nos Jogos Parapan-Americanos Rio 2007.

ALESSANDRO TOSIM

O professor do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) de Jundiaí, Alessandro Tosim, de 48 anos, vai representar a seleção brasileira nas Paralimpíadas de Paris 2024 pela quarta vez na sua carreira.

Treinador histórico da seleção brasileira masculina de goalball, Tosim chegou ao cargo de treinador da “Amarelinha” em 2009, após passagem marcante pela equipe competitiva do Peama Jundiaí. 

O técnico comandou o Brasil em três participações de Paralimpíadas e subiu ao pódio em todas elas. Na estreia, em 2012, a seleção brasileira conquistou medalha de prata em Londres; em 2016, no Rio de Janeiro, ficou com o bronze e, na última participação, em 2021, levou o tão sonhado ouro em Tóquio. Após todos os feitos, Tosim decidiu deixar o comando da seleção e, logo em seguida, foi convidado para ser coordenador da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e aceitou a proposta.

Esse ano, Tosim terá o desafio de conquistar uma medalha inédita em uma paralimpíada com a seleção brasileira feminina.

Além de técnico da seleção brasileira feminina, Tosim também atua como professor de caratê e goalball do Peama Jundiaí, é coordenador de categorias de base da CBDV e coordenador do curso de educação física do Unianchieta.