14 de agosto de 2024

Piracicaba recebe Relíquias de Santa Teresinha nesta sexta-feira

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba'
| Tempo de leitura: 5 min
Divulgação

As Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face vão passar por Piracicaba em peregrinação pelo território da Diocese de Piracicaba. As relíquias de uma das santas mais populares do catolicismo chegam à cidade na sexta-feira (16) e a peregrinação segue até segunda-feira (19). O relicário com fragmentos de ossos da “santa das rosas” e padroeira das missões, poderá ser visto e venerado pelos fiéis durante uma extensa programação que incluirá missas, vigílias e outros momentos de oração.

Saiba mais

A peregrinação acontece por conta do Jubileu de 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorados em 2 de janeiro de 1873, e dos 100 anos da beatificação, que aconteceu em 29 de abril de 1923, comemorados no ano passado. Em Piracicaba, a visita é parte das comemorações do Jubileu de Carvalho (80 anos) da Diocese de Piracicaba. O relicário que tem cerca de 150 quilos guarda ossos do fêmur e de um dos pés da santa pertence à Basílica de Lisieux, França, e está percorrendo diversas cidades brasileiras, como Trindade (GO), São Paulo, Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro.

As relíquias chegarão a Piracicaba na manhã do dia 16, por volta das 10 horas, na esplanada da Paróquia Imaculada Conceição, na Vila Rezende, para um breve momento de oração. Logo depois, seguem para o Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José, das Irmãs Carmelitas, no bairro São Dimas, onde terá início a programação religiosa com a primeira missa presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca. Além do Carmelo, o relicário ficará exposto também na Catedral de Piracicaba.

“Os santos são aqueles homens e mulheres que tiveram uma vida no Senhor, que buscaram viver conforme a Palavra e seguiram Jesus de forma exemplar, testemunhando e refletindo a luz de Cristo ao mundo. Além de pedir a intercessão de Santa Teresinha, que a visita de suas relíquias se torne um momento oportuno de inspiração para que todos nós possamos aprender com seu exemplo de seguimento e entrega ao Senhor”, disse o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, da Diocese de Piracicaba.

A irmã Maria de Jesus Crucificado, madre superiora do Carmelo do Imaculado Coração de Maria e São José, em Piracicaba, também falou sobre a visita das relíquias da carmelita Teresinha à Diocese. “Em primeiro lugar, precisamos entender que Jesus é o centro de toda alma que adere ao seu projeto de amor. O amor é algo transformador. Toda pessoa que se encontra verdadeiramente com Jesus e a ele se entrega, faz a experiência de que ‘Cristo, vive nele’. Teresinha é uma jovem que aderiu ao amor de Jesus e permitiu ser transformada por ele”, afirmou a madre. “Pense, uma moça de apenas 24 anos, o que ela pode fazer pelo mundo? Teresinha viveu apenas 24 anos e fez tudo, quando descobriu que a maior vocação que existe é o amor e todos nós somos chamados a viver esse amor. As relíquias representam a presença dessa nossa irmã Santa Teresinha do Menino Jesus, que desejou passar o céu fazendo o bem pela terra e que prometeu não descansar, ajudando e intercedendo pelas almas”, lembrou.

O relicário que visitará Piracicaba é uma das três urnas que existem no mundo com as relíquias de Santa Teresinha e que conservam seus restos mortais. “Essa urna que estará conosco contém um osso da perna dela, simbolizando seu desejo ardente de fazer Jesus ainda mais amado, de levar seu nome e sua cruz ao mundo inteiro. Santa Teresinha é a padroeira das missões e com essa visita ela vem nos evangelizar, nos auxiliar na caminhada de santidade, no amor às pequenas coisas e na perseverança final”, explicou a madre Maria de Jesus Crucificado.

Programaçãio da visita das Relíquias de Santa Teresinha

16 de agosto

10h - Chegada das relíquias à Paróquia Imaculada Conceição, na Vila Rezende; breve momento de oração e saída para o Carmelo

Carmelo Imaculado Coração de Maria e São José 
11h - Missa presidida pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca
14h - Missa presidida pelo padre Danilo Rubia Soares
16h - Missa presidida pelo padre André Viana (Diocese de Itapetininga)
19h - Missa presidida pelo padre Claudio Henrique Fourlan

17 de agosto

8h - Missa presidida pelo padre Inácio Cusmano 
10h - Missa presidida pelo padre Geraldo Luís Boletini
14h - Missa presidida pelo padre Agnaldo Rogério dos Santos
16h - Missa presidida pelo frei Sebastião Reges dos Santos (CMES)
18h - Missa presidida pelo padre Giovane Ballione (Diocese de São Carlos)
19h - Saída do Carmelo em procissão luminosa até a Sé Catedral

Sé Catedral de Piracicaba

21h - Vigília com Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed
22h - Missa presidida pelo padre Rodrigo Simões Anholetto
23h - Vigília Vocacional com os seminaristas e vocacionados da Diocese

18 de agosto

0h - Missa presidida pelo padre Rodrigo Stefanini Françoia
1h - Vigília com RCC, Pastoral Familiar e Setor FAmília, ECC e Equipes de Nossa Senhora
2h - Vigília com Movimento Sacerdotal Mariano, Segor Juventude e Terço dos Homens
3h - Missa presidida pelo padre Gilson Zem Parede Garcia
4h - Santo Rosário com Irmã Maria Raquel, do Instituto Hesed
6h30 - Retorno das relíquias em carreata até o Carmelo

Carmelo Imaculado Coração de Maria e São José

8h - Missa presidida pelo padre Mateus Kerches Nicolucci
10h - Missa presidida pelo frei Airton Carlos Grigoleto (OFM Cap)
14h - Missa presidida pelo padre Robson Luiz Natis
16h - Missa presidida pelo padre Rafael Galvão Barbosa (SDB)
19h - Missa presidida pelo padre Kleber Fernandes Danelon

19 de agosto

6h30 - Missa de encerramento presidida pelo padre Claudemir Aparecido da Rocha

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.