27 de julho de 2024
INVERNO

Frente fria derruba temperatura em Campinas; saiba quando

Por Flávio Paradella | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
A massa de ar frio deve contribuir para fechar julho e abrir agosto com as características do nosso inverno

Na terça-feira, 30, o frio volta a dar as caras pela região de Campinas com a possibilidade também do retorno da chuva. De acordo com a Climatempo, o veranico que se instalou no sudeste do país vai dar uma trégua e, a partir da noite de segunda, haverá uma maior nebulosidade, mas será na terça que a mudança completa será percebida, com a previsão de máxima de 18ºC. A região de Campinas vem enfrentando a influência de um bloqueio que deixa o tempo seco e com uma grande amplitude térmica, com dias que começam com temperaturas em 13 e 14ºC, mas que sobem para 28ºC no período da tarde.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Por sinal, a expectativa para sábado, 27, e domingo, 28, é que a máxima chegue ou até ultrapasse os 30ºC. Na contramão, a cidade registra consecutivos estados de atenção devido à umidade relativa do ar, com índices abaixo de 30%. Na última terça, o estado foi de alerta com os 18,5% registrados. A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza que o ideal é acima de 60%.

Vai ficar frio?

Porém, na terça-feira todo esse cenário muda com a chegada de uma forte frente fria, encerrando o ciclo de dias quentes e trazendo de volta as características típicas do inverno. A massa de ar frio deve contribuir para fechar julho e abrir agosto com as características do nosso inverno: dias frios.

Para terça, a máxima não deve ultrapassar 18ºC. Será um dia de céu nublado e possível garoa pela manhã. O sol pode aparecer à tarde, mas será no período noturno que o tempo abrirá.

A frente fria deverá ser rápida e já na próxima quarta a máxima volta para a casa dos 25ºC com predomínio do sol e tempo seco. Além disso, a previsão é de um gradativo crescimento na temperatura até o primeiro final de semana de agosto.