22 de dezembro de 2024
OPINIÃO

Alerta aos pais!


| Tempo de leitura: 3 min

Crianças sempre brincaram de imitar os adultos. Possivelmente você já tenha brincado de escolinha, imitando a professora, brincado de boneca, sendo a mamãe, porém agora muitas crianças estão brincando de se maquiarem como suas mães, como suas youtubers favoritas, ou até mesmo para fazer como elas fazem em tutoriais de beleza. Pois é, os tempos mudaram e devemos acompanhar e aceitar que as crianças vão usar cada vez mais cedo maquiagens e cosméticos. 

O problema é que esta utilização de produtos de beleza cada vez mais cedo está colocando em risco a saúde destas crianças. 

Um assunto muito debatido em rodas de pais é a utilização dos desodorantes. A partir de quando podem ser usados? Os pediatras orientam as crianças a partir dos 8 anos de idade, quando elas começam a entrar na puberdade e passam a ter mais problemas com o suor e os odores. Mas, atenção, porque é fundamental escolher um produto que seja próprio para os nossos pequenos. Os desodorantes de adultos não podem ser usados nas crianças, já que os produtos contêm muitas substâncias nocivas, como alumínio e álcool, que podem irritar a pele sensível da criança causando até mesmo alergias. 

Hoje em dia temos inúmeras opções de desodorantes mais naturais para as nossas crianças e adolescentes. 

Há duas linhas científicas, uma que defende que o desodorante com alumínio, dizendo que pode ser utilizado sem problemas e outra que afirma que ele pode causar câncer de mama, infertilidade e puberdade precoce. Na dúvida, evite desodorantes com alumínio para as crianças enquanto aguardamos os estudos científicos confirmarem algo. Há inúmeras opções no mercado.

Nas redes sociais já vi muitas crianças de quatro, cinco anos utilizando maquiagens e esmaltes. Não é difícil de encontrar crianças e adolescentes ultra maquiadas, makes maravilhosas, olhos perfeitamente delineados, aqueles “gatinhos” difíceis de fazer, lindos pela perfeição do contorno linear. Nada de errado, a não ser a fase em que isto está inserido: a infância, chegando de maneira muito precoce na vida das meninas, ou melhor, das crianças.

Aos 15 anos a menina, normalmente, já teve a menarca (primeira menstruação), seu corpo está mais equilibrado e já assume características físicas de mulher. Neste momento a adolescente pode utilizar a maquiagem, incluir um pequeno salto, sua anatomia e sua fisiologia já permitem com segurança.

Salto alto antes da menarca deveria ser proibido! Muitas lojas vendem sapatos de salto alto para crianças, mas isso as coloca num risco enorme, pois crianças correm e saltos não foram feitos para corridas. Resultado: lesões graves, entorses, fraturas, rompimento de ligamentos, até cirurgias em alguns casos. 

Muitos estudos recentes e profissionais de saúde estão alertando-nos sobre a maquiagem conter materiais tóxicos e poder resultar em anormalidades no neurodesenvolvimento infantil, dentre outros problemas de saúde em crianças. A maioria delas, especialmente aquelas menores de 12 anos, usam a maquiagem com intenções lúdicas, estão brincando na verdade. Devemos atermo-nos ao fato de que a maquiagem e os cosméticos frequentemente têm produtos químicos e tóxicos, como chumbo, amianto, triclosan, PFAS, ftalatos e formaldeídos, produtos tóxicos extremamente prejudiciais para a saúde. 

Os disruptores hormonais ou desreguladores endócrinos são substâncias químicas que podem interferir no sistema hormonal causando uma verdadeira balbúrdia em nosso organismo e permitindo a instalação de várias doenças. O problema é que com a utilização frequente de cosméticos como desodorantes, esmaltes e maquiagens, crianças e adolescentes têm uma exposição cumulativa a estas substâncias descritas no parágrafo acima, que podem repercutir em sua saúde.
Efeitos como alterações na puberdade (desenvolvimento sexual precoce ou alterado), problemas de crescimento e desenvolvimento físico, comprometimentos do sistema imunológico, impactos no comportamento e desenvolvimento cognitivo podem ser atribuídos à carga tóxica ambiental.

Proteger nossas crianças de produtos nocivos, fazer escolhas conscientes e usar produtos de qualidade, mais naturais, diminuir a utilização diária de produtos de beleza como maquiagens e esmaltes, reduzir a exposição a essas substâncias é contribuir para um desenvolvimento e um futuro com mais saúde. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)