16 de julho de 2024
TRISTEZA

Morre a segunda vítima de explosão com Santo Daime em Taubaté

Por Leandro Vaz | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Cristiano e Maurício não resistiram aos ferimentos

Morreu na última sexta-feira (12), em Taubaté, a segunda vítima de uma explosão durante uma cerimônia do Santo Daime. O acidente aconteceu por volta das 21h55, do dia 7 de junho, na rua dos Trovadores, no Residencial Santa Izabel. As vítimas, de 37 e 64 anos, foram levadas ao Hospital Regional de Taubaté, onde foram internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com queimaduras graves.

Mas por complicações Mauricio Grechi, 64 anos, e Cristiano Santos Solera, 37 anos, não resistiram.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Maurício acabou morrendo sete dias depois do acidente, no dia 14 de junho. Ele foi enterrado no Cemitério Municipal de Moreira César. As queimaduras que sofreu colaboraram para que seu estado de saúde piorasse.

Cristiano resistiu bravamente por mais de um mês no Hospital Regional de Taubaté. Mas acabou morrendo na última sexta-feira também com complicações. Amigos e familiares lamentaram muito a morte de Cris, como era conhecido. “Meus sentimentos à família. Uma perda muito triste para nós. Cris era um irmão muito querido e especial. Vai ficar para sempre em nossas lembranças. A última vez cantamos juntos foi dentro de uma capela no alto da montanha e ali com outros irmãos a gente criava canções ao Divino. E que nossas canções você possa escutar aí de cima, pois hoje cantarei para você, meu irmão”, escreveu Lilla Wakan.

Cristiano foi enterrado no cemitério Parque Paineiras, na estrada Velha, Taubaté-Pinda.

O ACIDENTE 

Um policial militar, que estava em patrulhamento, foi acionado via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) para atender a ocorrência. Ao chegar, a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros já estava realizando os primeiros socorros. Segundo o relato, uma explosão ocorreu durante o ritual de Ayahuasca (Santo Daime), quando uma mulher de 45 anos, após extinguir o fogo em uma vasilha específica para o ritual, tentou reacender as chamas adicionando mais álcool.
A alta temperatura da vasilha fez com que o fogo se propagasse até o frasco de álcool, que explodiu. Na tentativa de se proteger, a mulher acabou jogando o frasco em direção às vítimas, que foram atingidas pelas chamas. Os dois homens foram imediatamente socorridos e encaminhados ao hospital, onde receberam tratamento intensivo.

XAMAMISMO 

Cristiano era adepto ao xamanismo, que é um conjunto de práticas rituais e ancestrais que tem como objetivo estabelecer contato com o mundo espiritual. “Os rituais xamânicos são realizados mediante músicas, danças e consumo de enteógenos, como a ayahuasca e cogumelos alucinógenos”, diz um texto do Mundo e Educação do Uol.