16 de julho de 2024
TERROR

FBI diz que jovem de 20 anos é o atirador do comício de Trump

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/TV
Imagem mostra o corpo do atirador sobre o telhado, já morto

Autoridades do FBI identificaram o atirador que atacou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, no sábado, como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Crooks foi morto por agentes do Serviço Secreto no local após o tiroteio, ocorrido em Bethel Park, Pensilvânia, aproximadamente a 55 quilômetros de distância Butler, cidade na Pensilvânia onde acontecia o comício.

Crooks estava em um telhado próximo fora do perímetro de segurança do comício quando abriu fogo contra Trump. Testemunhas descreveram a cena como "sangrenta" e caótica, com pessoas tentando socorrer os feridos e lutando para se mover na multidão densa. O ataque resultou na morte de um participante do comício e deixou outros dois em estado crítico. Trump foi atingido na orelha, mas sua campanha afirmou que ele estava bem e retornou a Newark, Nova Jersey, na noite de sábado.

O que se sabe sobre o atirador?

Thomas Crooks, 20, se formou na Bethel Park High School em 2022 e estava registrado para votar como Republicano. Esta eleição presidencial seria a primeira em que ele poderia votar. Apesar de filiado ao Partido Republicano, registros da Comissão Eleitoral Federal mostram que Crooks fez uma pequena doação para um comitê de ação política alinhado aos Democratas em janeiro de 2021, antes da atual campanha. O pai de Crooks disse em conversa com a CNN estar perplexo com a situação.

Após a morte de Crooks no local, agentes do FBI precisaram usar DNA e confirmações biométricas para identificá-lo, pois ele não carregava nenhuma identificação. Kevin Rojek, agente especial encarregado do escritório do FBI em Pittsburgh, forneceu essas informações em uma coletiva de imprensa ainda no sábado à noite.

O atirador usou um rifle semiautomático AR-15 para realizar o ataque, disse um oficial dos EUA à imprensa.