16 de julho de 2024
OPINIÃO

Revelações


| Tempo de leitura: 2 min

Revelar significa tirar o véu, descobrir, fazer conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. O caráter essencial de toda revelação deve ser a verdade, se não for verdade, não é revelação e podemos dizer que existe no mundo uma revelação incessante, tanto de questões científicas quanto filosóficas e morais, feitas por pessoas que as conhecem para outras que as ignoram e que, sem isso, permaneceriam na ignorância.

De tempos em tempos, pessoas especiais fazem revelações que alavancam a evolução da humanidade, mas seriam esses indivíduos criados por Deus privilegiados? Esta suposição é ilógica, pois qualificaria o Criador como parcial, sendo a única solução racional para esta questão a preexistência da alma e a pluralidade de existências. Esses reveladores são Espíritos que, tendo vivido mais tempo, conquistaram e progrediram mais do que os menos adiantados, seu saber é fruto de um trabalho anterior e não resultado de um privilégio.

Sob o comando de Deus, a Espiritualidade Superior coordena como e quando as revelações serão passadas para a Humanidade, para que elas tenham o efeito desejado. Esse conhecimento chega até nós em um trabalho conjunto de encarnados e desencarnados e, assim, é exato dizer que a maior parte dos reveladores são médiuns inspirados, audientes ou videntes.

Existem três grandes revelações da humanidade, feitas por Moisés, Jesus Cristo e o Espiritismo. Moisés revelou a existência de um Deus único, soberano senhor e criador de todas as coisas. Promulgou a lei do Sinai (Decálogo ou Dez Mandamentos) e assentou as bases da verdadeira fé.

Cristo agregou a revelação da vida futura, como também a das penas e recompensas que aguardam às pessoas após a morte. Nos explicou que Deus é clemente, soberanamente justo e bom, pleno de mansuetude e misericórdia, que perdoa o pecador arrependido e dá a cada um conforme as suas obras. Nos ensinou sobre o perdão, o amor e a caridade, falando para não fazermos aos outros o que não queremos que nos façam. Jesus revelou também que muitas coisas que Ele disse não seriam compreendidas e que por isso, enviaria o Consolador, o Espírito da Verdade, que restabeleceria e explicaria tudo no tempo certo.

O Espiritismo utiliza como ponto de partida as palavras de Cristo, sendo uma consequência direta da doutrina de Jesus. Faz-nos conhecer o mundo invisível que nos cerca, assim como as leis que o regem, suas relações com o mundo observável, a natureza e o estado dos seres que o habitam, e, por consequência, o nosso destino após o desencarne. Pelo Espiritismo nós sabemos de onde viemos, para onde iremos, porque estamos na Terra e porque sofremos temporariamente. Nos explica que pela reencarnação progredimos sem cessar por meio de uma série de existências sucessivas, até alcançarmos o grau de perfeição e assim nos faz enxergar por toda parte a infinita bondade e justiça de Deus. A Doutrina Espírita é então uma revelação, que tem como objetivo principal promover o aprimoramento moral da Humanidade.

Eduardo Battel é médico urologista, expositor Espírita e Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da FMJ (ebattel@hotmail.com