22 de dezembro de 2024
OPINIÃO

Explore sua cidade


| Tempo de leitura: 2 min

Se não puder viajar, aproveite as férias escolares para conhecer melhor a sua cidade. Há sempre lugares próximos, a poucos minutos da nossa casa, que podem oferecer momentos únicos. Essas descobertas podem ser gastronômicas ou culturais, mas com certeza repletas de surpresas marcantes para esses dias de recesso escolar. Uma cidade de muitos sabores e diversões. Jundiaí foi eleita a 2ª melhor cidade do país em qualidade de vida, conhecida como a "cidade saudável". Mais do que isso, mundialmente conhecida como a Cidade das Crianças.

Da história da sua criação por Petronilha Antunes, pela imigração italiana, às tradições trazidas não só pelos italianos, mas pelos tantos imigrantes que aqui chegaram tudo isso temperado com muito das tradições caipiras do nosso interior. Há espaço e lugar para qualquer boa visitação publica. Para quem aprecia a preservação da memória cultural da cidade encontra nos museus Histórico Cultural conhecido como “Casarão”, Companhia Paulista e Atelier de Artes Alice Vilhena grande parte da sua história. Para quem gosta de passeios, ar livre, banho de sol, natureza seduzem-se com os parques o Botânico do Eloy Chaves, o do Jardim do Lago, o belo Engordadouro, o Tulipas, o exuberante e cativante Jardim Botânico, o mágico Mundo das Crianças e o extremo prazer do Parque da Cidade.

São inúmeras atrações e gostos gastronômicos que ela oferece. Hoje a criançada da terra tem como passar boas férias escolares. Para quem procura gastronomia, as Rotas oferecem espaços com cardápio recheado de quitutes e iguarias para todos os gostos. As paisagens naturais dos restaurantes, pesqueiros e do próprio trajeto são sempre um atrativo a mais. São diversas possibilidades para que os visitantes possam tirar o sapato e sentir a terra a seus pés. Cada história das famílias que fazem parte da rota do vinho é única, assim como seus vinhos e outras bebidas!Toda a simplicidade do campo e seus sabores especiais você encontra nos bairros bucólicos da cidade.

Não é preciso muito para descobrir os benefícios ao fazer uma trilha. A atividade além de ser caracterizar como um encontro com a natureza, também tem a facilidade de ser feita de acordo com o seu ritmo pessoal. Mas o que eu sinto pelo parque Mundo das Crianças, Parque da Cidade e o Jardim Botânico é algo tão inusitado quanto fantástico. Surge dentro de mim o desejo imenso de se tornar criança. Tantas diversões infantis num ambiente de civilidade, cultura e beleza estética, que por certo a maioria de nossa gente jamais teve acesso. Realmente esta verba pública, que começou com os prefeitos Miguel Haddad, continuou com Luiz Fernando e se completa com o gestor das finanças José Parimoschi, tornou-se a Trinca de Ferro da melhor administração pública, teve um grande impacto de relevância de afeto e respeito no papel comunitário.

Que este modelo colocado e construído, por excelência, em favor da população menos favorecida, possa retribuir a seus habitantes o nosso bem maior, de cuidar com o merecido carinho e melhor educação, todas as nossas crianças. Boas férias escolares, criançada.

Guaraci Alvarenga é advogado (guaraci.alvarenga@yahoo.com.br)