Quando a realidade se torna monótona e passiva, não se nota o que ocorre do outro lado e é por essa razão que existe as expressões mais diversas de arte. A moda, a pintura, a dança e a música são das mais comuns. E quando unidas, o que se pode ter como resultado?
O projeto musical AFROFUTUREBOY é um exemplo perfeito da união dessas expressões artísticas que são tão únicas quanto os envolvidos no projeto. Contemplada pela Lei Paulo Gustavo em Campo Limpo Paulista, que visa fomentar principalmente projetos de audiovisual, a música de Edy, mais conhecido como Negrex mostra através de sua ótica, a realidade de um jovem negro.
A atual cena do rap tem ganhado cada vez mais espaço dentro do meio musical, nomes importantes caminharam até que Negrex tivesse a oportunidade de mostrar seu trabalho. “Estamos numa época onde tudo que está sendo abordado no meio que escolhi é de um certo ponto genérico, queria quebrar essa barreira, usar um instrumental que falasse com esse público, mas, cantando o que eu acho que as pessoas estão precisando ouvir”, diz Negrex sobre o processo de criação da música.
Seu nome artístico “NEGREX” assim como toda a sua produção vai muito além da originalidade, ele traz um significado representativo que o rapper tenta levar para as suas letras, “Negre” de Negro e “X” de Malcolm X. "Um ídolo e minha cor” completa Negrex.
A música escrita e cantada por ele tem uma grande predominância de pessoas negras na equipe, que reflete a mensagem que Negrex quer passar não somente aos jovens, mas para a sociedade que ainda é enraizada com pensamentos e ações racistas estruturais. O clipe musical a qual é a produção mais audaciosa de sua carreira até o momento, segue uma temática que caminha por inúmeros cenários, com uma brincadeira sutil de cores e cortes que buscam traduzir pelos olhos aquilo que traz a letra. Negrex explica o porquê da temática abordada no clipe: “sinto que a estética fala com o som. Na música eu falei sobre família, herança e futuro, e o que roteirizei no clipe foi algo semelhante, desde a selva (princípio) até a casa da minha avó (família e herança)”.
Indo mais afundo, seu objetivo como artista é ser o exemplo que não obteve quando era apenas uma criança que não sabia as oportunidades que poderia ter no futuro.
Para fazer o clipe sair do papel e se tornar um produto audiovisual, Negrex teve em seu apoio uma equipe de mais de 15 pessoas, desde toda a produção, direção, até a edição e divulgação final do clipe. O figurino utilizado pelo rapper durante toda a filmagem foi escolhido e produzido exclusivamente para ele, pela artista Bru Yeah, artista visual e designer local, que já trabalha ativamente com a representatividade negra em suas produções.
Procurando sempre trazer originalidade para suas criações, a direção criativa, artística, coreografia, e até suas tranças nagô, foram pensadas de maneira que se encaixassem harmonicamente com toda a história que o clipe busca contar.
Para os envolvidos no projeto as expectativas são altas e não apenas pela música e o videoclipe, mas pelo que ela transmite e pelo efeito que querem causar com a história que será contada.
Embora AFROFUTUREBOY tenha como produto final o videoclipe, será também disponibilizado em formato de áudio. A música do rapper prevê um lançamento inédito ainda no mês de junho. Negrex espera que esse lançamento o leve para além de Campo Limpo Paulista e região e que ele possa cantar sua realidade fora das ruas de sua cidade, “Expandir meu público para que mais pessoas me conheçam e conheçam minha área, passou da hora de sermos notados.” finaliza o rapper.
As datas previstas para lançamento:
21/06- Lançamento videoclipe e música no Youtube e Spotify
25/06- Rodas de conversa sobre audiovisual com os alunos da E.E. Frei Dagoberto Romag, no São José, em Campo Limpo Paulista.
Para mais informações:
Assessoria de Imprensa: Mayara Martins
email: negrexnavoz@gmail.com
Perfil rede social: @_negrex