27 de julho de 2024
COMPRA DA SAF

'Primeiro passo será a renegociação das dívidas', diz investidor

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO/ PAULISTA FC
O empresário Pedro Mesquita e o presidente do Paulista Rodrigo Alves em coletiva de imprensa

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), no Jayme Cintra, o empresário Pedro Mesquita, que iniciou o processo de compra da SAF do Paulista, ao lado do presidente do clube, Rodrigo Peterneli Alves, o vice Rafael Donadel e o presidente do Conselho, Fábio Godinho, esclareceram o andamento das tratativas e detalharam os próximos passos para a concretização da transformação do clube em empresa.

 

O empresário, natural de Minas Gerais, trabalha no mercado financeiro há quase 20 anos, é ex-diretor do banco de investimento da XP Investimentos e fundou a Exa Capital em janeiro deste ano. Ele foi um dos precursores das primeiras transações entre clubes e investidores, como a estruturação da SAF do Cruzeiro, Botafogo, Coritiba, além da Liga Forte União. 

 

Agora sendo o possível investidor do Paulista, Mesquita detalhou os primeiros passos para a concretização do negócio e revelou que a torcida não deve esperar milagres. “Durante os próximos quatro meses, vamos fazer um diagnóstico da situação financeira e desportiva do clube para saber o tamanho das dívidas. Uma renegociação é essencial para o projeto acontecer, porque precisamos honrar com todos os nossos compromissos e voltar a investir no campo para que o Paulista volte a ser protagonista de competições estaduais e nacionais. É um processo de longo prazo, não esperem milagres e nem que vamos fazer tudo do dia para a noite. Os planos são ambiciosos, mas os pés estão totalmente no chão”, afirmou o empresário.

 

Mesquita também revelou que, atualmente, o clube tem uma dívida que beira os R$ 50 milhões e, em contrapartida, uma receita anual que não chega a R$ 1 milhão. “O clube tem dívidas de diferentes vertentes, como trabalhistas e tributárias. Algumas se enquadram num processo de recuperação judicial, o que é um caminho para a renegociação. Só vamos ter certeza do quanto vamos conseguir investir depois de ter certeza do valor real da dívida e como vamos renegociá-la, e isso será feito nos próximos quatro meses”

 

Durante o período de averiguação das contas do clube, Mesquita afirmou que o processo será feito por profissionais competentes, contratados por ele. “Vamos investir nosso dinheiro em advogados para entrar a fundo na questão da dívida e tenho certeza que daqui a quatro meses vamos comemorar a efetivação da SAF e já com um planejamento a longo prazo montado. Para mim, isso é um projeto de pelo menos 10 anos. Contratei o Paulo André, ex-zagueiro e ex-Diretor de Futebol do Cruzeiro durante o processo da SAF, para ser meu consultor esportivo durante esse processo e, provavelmente, ele será o consultor esportivo do Paulista no futuro”, revelou.

 

PÉS NO CHÃO

 

Apesar de tratar o negócio com muito otimismo e entusiasmo, o empresário mantém os pés no chão e reforça que o acordo ainda não está fechado. “O negócio ainda não foi concretizado, não adianta iludir o torcedor. Mas a negociação só não vai para frente se não conseguirmos o que a gente acha razoável dentro da renegociação desta dívida. Hoje, o clube tem uma dívida que não cabe dentro do bolso de todo investidor, e para que a compra seja efetivada, teremos que passar por um processo de renegociação dessa dívida, só assim teremos dinheiro para investir e qualificar o elenco. O Paulista, hoje, não consegue alçar voos maiores por causa das dívidas”, explicou Mesquita.