21 de dezembro de 2025
COMEMORAÇÃO

Banda São João Batista comemora 67 anos

Por Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
DIVULGAÇÃO
Tornou-se, à época, conhecida como Banda da Ponte, Banda da Igreja e até Banda do Padre

Em 24 de junho, a Banda São João Batista comemora 67 anos de existência. Tudo começou no bairro Ponte São João, em Jundiaí, que sentia a necessidade de ter uma banda para tocar em suas procissões. Essa carência foi suprida por meio da iniciativa do padre  ngelo Cremonti, sacerdote italiano e amante da música, sendo idealizado pelo músico e alfaiate João de Deus Rodrigues. Tornou-se, à época, conhecida como Banda da Ponte, Banda da Igreja e até Banda do Padre.

Na ocasião de sua fundação, a Banda São João Batista teve como seus primeiros sócios: Osvaldo Bárbaro, Orlando Pirani, Antônio Mietto, Fioravante Zampolli, Antônio Ferigatto, Domingos do Amaral, Moisés Tomazzi, Antônio Lumazini e o Maestro Elias Cavedal.

Em agosto de 1960, a Banda passou a ter personalidade jurídica, transformando-se na Sociedade Musical São João Batista, após eleger sua primeira Diretoria, presidida por Moisés Tomazzi. Desde 1970, a Banda é declarada de Utilidade Pública Municipal. A partir de 1975, passou a ser declarada de Utilidade Pública Estadual. Desde a sua fundação, a Banda São João Batista vem desenvolvendo suas atividades musicais por todo o Estado de São Paulo, tendo se apresentado em diversas cidades, principalmente em Jundiaí e adjacências.

Um dos principais momentos de sua história ocorreu durante o ano de 1997, quando a Banda participou do Congresso Bandistico em Bertagna, Itália. Em dezembro de 2004 e com o advento do Código Civil, a pessoa jurídica passou a ser denominada Associação Musical São João Batista.

A história da Banda São João Batista é rica e faz parte do patrimônio cultural, histórico de Jundiaí e imaterial paulista, sendo qualificada como uma associação sem fins lucrativos.