22 de dezembro de 2025
GUARDA DE JUNDIAÍ

Filho de GM diz que almoçou diante do corpo do pai após matá-lo

Por Fábio Estevam | Polícia
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO
O GM da Divisão Florestal foi morto com um tiro na nuca

O adolescente de 16 anos, apreendido após se entregar e confessar, neste domingo (19), que matou os pais e a irmã, na casa da família, no Jaguara, em São Paulo, contou à Policia Civil, que planejou tudo, por conta de desentendimentos, e porque havia sido chamado de vagabundo. Disse ainda, que almoçou na cozinha, diante do corpo do pai, uma das razões pelas quais vai responder por vilipêndio de cadáver. O pai, Isac Tavares dos Santos, era guarda municipal de Jundiaí, na Divisão Florestal, na Serra do Japi.

Na presença de seu curador, ele informou que sempre teve desentendimentos com seus pais, que são adotivos, e que na quinta feira (16), o chamaram de vagabundo e tiraram seu celular, não podendo utilizá-lo para fazer uma apresentação na escola - segundo apurou a reportagem, ele estudava em uma escola particular, assim como a irmã.

Por conta disso, planejou a morte dos pais, alegando, primeiramente, que sabia onde o pai escondia a arma, e então testou o armamento na sexta feira, em horário em que estava sozinho, atirando no colchão.

Quando o pai chegou, após matá-lo e também assassinar a irmã, ele almoçou na casa, diante do corpo dele, caracterizando também vilipêndio de cadáver - vilipendiar significa menosprezar, ultrajar, tratar com desprezo e sem o devido respeito o cadáver ou suas cinzas. O vilipêndio de cadáveres é considerado crime contra o respeito aos mortos, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro.

Sobre o fato de ter cravado uma faca nas costas da mãe, no domingo de manhã, com ela já morta, ele alegou ainda estava com raiva, sendo que o motivo principal foi o fato dela tirar seu celular.

NOTA

A GM de Jundiaí emitiu nota: "A Unidade de Gestão de Segurança (UGSM) e a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) lamentam o ocorrido e prestará todo o  suporte necessário à família do integrante da corporação. O GM Isac Tavares dos Santos de 57 anos estava lotado no destacamento Florestal. Prestativo e dedicado, estava na GMJ desde 2012."

ENTENDA O CASO

GM de Jundiaí e família são executados pelo filho dentro de casa

https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2834119/policia/2024/05/gm-de-jundiai-e-familia-sao-executados-pelo-filho-dentro-de-casa