27 de dezembro de 2024
OPINIÃO

Sons, palavras... e você?


| Tempo de leitura: 3 min

A voz encantadora das sereias remete a água, ao mar, a emoção, persuasão, paixão, sensualidade, juventude, beleza e vaidade. O mito conhecido e ouvido nas histórias infantis despertam a criatividade e a imaginação, elementos fundamentais para a construção de um texto e de uma comunicação clara, precisa, objetiva, com foco na mensagem, de forma que, quem está ouvindo entenda, compreenda e responda adequadamente.

O dicionário Houaiss lista 400 mil palavras. No dia a dia, homens e mulheres usam, em média, apenas 16 mil. A riqueza de se ter um maior vocabulário para se expressar pode demonstrar muito mais sobre o comportamento das pessoas do que se imagina.

Mas... antes do texto vem a frase e anterior a ela tem a palavra.

Palavra "é uma manifestação verbal ou escrita formada por um grupo de fonemas com uma significação", carregam códigos através do termo, vocábulo ou expressão. Palavras faladas carregam vibrações diferentes daquelas escritas e os sons criam imagens que estimulam e estruturam a consciência, a organização do pensamento.

Dra. Anete Guimarães, médica neurologista e palestrante explica através do estudo da linguagem como se pode diferenciar os tipos de transtornos comportamentais num diagnóstico rápido, por meio da análise das palavras, frases e texto.

Segundo ela, as palavras são símbolos, reais ou imaginários, escritos ou falados, peças iniciais do discurso, gramaticalmente definidas como substantivos, adjetivos, nomes, nos quais você pode descobrir a emoção, que é uma resposta a experiência vivida. A neurologista esclarece que uma mesma palavra pode ter significados diferentes dependendo da resposta emocional de cada um. Carrega a emoção da experiência vivida, o peso ou a leveza, a tristeza ou alegria, entre tantas outras. "Você não pode ver o que está na mente da pessoa, mas pode observar a fala e as ações", acrescenta Dra. Anete.

Já as frases trazem mais informações. Representam uma realidade e o tempo, como ordem e estrutura. Na formação da frase temos o sujeito, o agente; o verbo, a ação que indica o tempo do acontecimento, passado – presente – futuro; e, o complemento que é a fala sobre os objetos. Isto é a Mente trabalhando, captando sua emoção e construindo uma sequência.

O cenário com muitos acontecimentos está contido num texto. Tem uma história. Existe um contexto – pessoas, fatos que ocorreram com ela. É a imaginação se manifestando com ancoragem na realidade ou não. Demonstra como entendemos o mundo e a capacidade de se lidar com ele, locomover-se no espaço, interagir com o externo, criar, ser capaz de pensar estrategicamente e com lógica. É a partir da inteligência espacial que são construídos inúmeros processos cognitivos, tais como a criatividade, a memória visual, o raciocínio espacial, a capacidade de abstração e a orientação espacial.

O uso inadequado das palavras, frases e texto pode simplesmente indicar a falta de conhecimento sobre a língua portuguesa e o seu uso adequado, mas pode apontar transtornos que devem ser investigados, corrobora a médica neurologista.

Observamos que as palavras são muito mais do que parecem. Elas espelham o "Eu sou", a essência mais profunda das pessoas, suas emoções, conflitos, quereres. A escolha adequada das palavras é um bom começo para sua organização interna, para uma comunicação transparente e verdadeira com o outro.

Rosângela Portela é jornalista, mentora e facilitadora (rosangela.portela@consultoriadiniz.com.br)