14 de janeiro de 2026
TIME YAMAHA

Piloto vai representar Jarinu no Campeonato Brasileiro de Motocross

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO
O jovem comemorou a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro pela equipe Yamaha e falou sobre suas expectativas nas pistas ao redor do país

O piloto de Jarinu, Tarcísio Lorencini Batistel, de 14 anos, vai representar a região no Campeonato Brasileiro de Motocross, a partir de março, em etapas ao redor do Brasil. O atleta conquistou a vaga após ser aprovado em uma seletiva com pilotos de 12 a 16 anos, na semana passada, em Atibaia, e passa a fazer parte da equipe da Yamaha durante a competição nacional.

A seletiva reuniu 50 atletas da América Latina e Batistel foi um dos 15 aprovados para disputar o Brasileiro vestindo o uniforme da Yamaha. Agora, o piloto de Jarinu vai competir em sete etapas do torneio pela categoria de 125 cilindradas e, caso conquiste o título, irá disputar o Mundial de Motocross na Europa, em novembro deste ano.

O jovem comemorou a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro pela equipe Yamaha e falou sobre suas expectativas nas pistas ao redor do país. "Estou muito feliz em ter passado na seletiva. Estive treinando bastante e me preparei para esse momento e graças a Deus consegui realizar esse objetivo. Minha expectativa é vencer. Vou entrar na pista para dar meu melhor e ganhar. O objetivo é alcançar o pódio em várias etapas, com muita dedicação e esforço, e conquistar esse título tão importante para o motocross. Como já tive contato com os outros atletas que vão competir, por meio da seletiva, sei que o nível está altíssimo, com muitos pilotos experientes e campeões", disse Batistel.

A primeira etapa do Brasileiro será em março, ainda sem data definida, em Sorocaba.

PREPARAÇÃO

Para chegar com tudo na competição, a preparação do piloto segue a todo vapor. Batistel treina todos os dias da semana, unindo musculação, treinos funcionais e aeróbicos e treinamentos específicos de motocross nas pistas da região. "A preparação é bem forte. Faço treinos na academia e nas pistas de Jarinu, Itupeva e Jundiaí, sem contar a preparação mental que também é fundamental", explicou.

DOS PEDAIS AO MOTOR

O amor de Tarcísio pelo esporte sobre rodas começou no bicicross, também conhecido como BMX, mas o piloto nunca escondeu sua paixão por motos. "Comecei a competir pelo BMX, onde conquistei alguns títulos na modalidade, mas meu pai sempre me influenciou a praticar motocross e, a partir dos 12 anos, virou meu novo esporte. Quem também me inspirou foi o piloto Fabinho Moranguinho, pentacampeão brasileiro. Hoje tenho a oportunidade de competir pelo motocross e me apaixono cada dia mais por esse esporte", completa o atleta.