25 de dezembro de 2025
FORÇA TÁTICA

Três detidos e mais de mil porções de drogas apreendidas durante operação em Jundiaí

Por Fábio Estevam | Polícia
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO
As apreensões ocorreram em dois pontos de tráfico bastante movimentados no bairro

Três homens foram detidos e mais de mil porções de drogas foram apreendidas na manhã desta quinta-feira (30), durante operação do 2º Pelotão de Força Tática do 49º Batalhão, no Jardim São Camilo, em Jundiaí. A ação, intitulada de Operação Ordem Pública, também contou com um pelotão de Força Tática do 11º BPMi e apoio de equipes de Canil do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), de Campinas.

Além de patrulhamento por todo o bairro com mais de 10 viaturas - também com participação de equipes de patrulhamento comunitário -, foram realizados 'comandos' em pontos estratégicos no entorno da comunidade.

A operação começou nas primeiras horas da manhã, após reunião das equipes para definição do plano de incursão das equipes, com vistas a inibir todo tipo de crime, sobretudo o tráfico de drogas. A 'tomada' do bairro pelas viaturas começou às 6h, com policiais chegando por todas as entradas e possíveis rotas de fuga de criminosos. Logo no primeiro 'bote', em uma 'biqueira' na rua Gerôncio Pereira da Silva (conhecida como 'rua nova'), os cabos Takeyama e Minoru, com o soldado J.Costa, conseguiram prender dois suspeitos de tráfico após fuga e perseguição a pé. "Nós chegamos pela via e logo avistamos dois homens neste ponto. Um deles nós conseguimos pegar de imediato, sentado sobre um bueiro. O outro foi preciso correr atrás dele, já que tentou fugir por uma área de mata no meio do bairro. E conseguimos pegá-lo, de posse de um rádio-comunicador e quase R$ 1 mil", disse Minoru.

Em conversa com os detidos, eles confessaram que estavam vendendo drogas no local e indicaram onde o entorpecente estava escondido, justamente dentro do bueiro onde o primeiro suspeito estava sentado. Foram localizados e apreendidos quase 2kg de drogas, sendo 1,5kg de maconha e o restante entre crack, k2, haxixe e lança-perfume.

Ambos receberam voz de prisão e foram levados para a Central de Flagrantes, onde ficaram à disposição da Justiça.

MAIS DROGAS

A outra apreensão foi feita pelo 1º sargento Loschi, cabo Matheus e soldado Élio, em uma 'biqueira' não muito distante da primeira, no final da rua Idalina Gonçalves Dias (antiga rua Bolívia), em local conhecido como Viela 10, próximo a um antigo campo de futebol. "Quando estávamos chegando, os traficantes correram e conseguiram fugir. Estávamos nessa incursão acompanhados de uma equipe do 11º (subtenente Toledo e cabos Kuntze e Vorpini) e iniciamos varredura pelas imediações, encontrando em um imóvel abandonado (restos de uma demolição), uma bolsa com centenas de porções de drogas diversas", explicou Loschi, que completou. "Nesse mesmo imóvel, em outro cômodo, havia um homem dormindo, que possivelmente estava cuidando da droga. Ainda no local pedimos apoio do Canil do Baep, e o cão farejador encontrou mais uma pequena bolsa, com mais drogas", disse.

Nesta segunda ocorrência foram apreendidas 265 porções de 'ice' (maconha sintética), 120 pedras de crack, 170 porções de skank, 53 de maconha, 62 de cocaína, 36 de haxixe, 3 de k2 e dois frascos de lança-perfume, além de um rádio-comunicador, um celular e R$ 587.

O suspeito detido no local foi conduzido à Central de Flagrantes e ficou à disposição da Justiça, enquanto que as drogas, dinheiro e outros itens recolhidos foram apreendidos.