Um portal afiliado à rede
27 de abril de 2024

SENSAÇÃO

Surpresa dos Jogos Pan-Americanos, beisebol também cresce em Jundiaí

A principal equipe em atividade na cidade é o time da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), que disputa competições universitárias no Estado de São Paulo

Por Luana Nascimbene
27/10/2023 - Tempo de leitura: 2 min

DIVULGAÇÃO

O time é formado por homens e mulheres e os jogos são com tempo reduzido

Principal surpresa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, a seleção brasileira de beisebol está fazendo história na competição e já garantiu medalha inédita. Em Jundiaí, a modalidade também está conquistando cada vez mais espaço e interessados no esporte norte-americano.

A principal equipe em atividade na cidade é o time da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), que disputa competições universitárias durante todo ano. Com o sucesso da seleção brasileira e a modalidade ganhando cada vez mais reconhecimento no país, o time jundiaiense segue se fortalecendo para o restante do ano e quer fechar a temporada com título.

De acordo com o diretor da modalidade e atleta de beisebol da FMJ, João Vitor Shigeaki Koide, apenas nessa última semana, 25 pessoas se interessaram pela modalidade e entraram em contato com a equipe. "A gente percebe um aumento significativo pelo interesse da modalidade no Brasil e também aqui em Jundiaí. A tendência é que, com o destaque que o beisebol vem ganhando no Pan-Americano, esse esporte se desenvolva ainda mais na nossa cidade", diz Koide.

COMPETIÇÕES

Atualmente, a equipe disputa dois torneios universitários: o Pré-Inter Med, para atletas de cursos de medicina do Estado de São Paulo, e o Núcleo Esportivo Universitário (NDU), que abrange equipes de todos os cursos. "A gente compete com um time misto, temos homens e mulheres jogando juntos na mesma equipe. As partidas em competições universitárias também são adaptadas, com o tempo de jogo reduzido em comparação ao beisebol profissional", explicou o diretor.

Em abril deste ano, a FMJ disputou o Pré-Inter, que tem formato de mata-mata, mas foi desclassificada ainda na primeira partida. Já neste mês, o time soma uma vitória e uma derrota na NDU. "São duas competições de alto nível, com ótimos times. Nosso principal objetivo nessa temporada é fortalecer o elenco e buscar o título do NDU. Até o momento, conquistamos uma vitória, contra a equipe de Santos, e uma derrota contra a Medicina Santa Casa. Os próximos compromissos serão contra a USP e UFABC, em novembro."

Além das partidas, que acontecem na capital paulista, o time também segue uma rotina pesada de preparação, com treinamentos três vezes por semana. "Nos encontramos no campo da faculdade, no 12º GAC, e em Cotia. Buscamos sempre dar nosso máximo nos treinos para isso refletir nos jogos. Nosso treinador, Rodrigo, já foi jogador profissional de beisebol, inclusive da seleção brasileira, e treina as categorias de base dos Giants, de São Paulo, desde 2017."

De acordo com Koide, a principal potência do beisebol universitário do estado atualmente é a equipe de Bragança Paulista.

SELEÇÃO BRASILEIRA

No Pan-Americano, a seleção brasileira segue dando show e influenciando cada vez mais o esporte no Brasil. Inclusive, com um atleta jundiaiense no elenco, o arremessador, Murilo Gouvea, de 35 anos.

Sendo a única equipe invicta após quatro jogos disputados, a seleção vai encarar o México, hoje (27), e pode ser derrotado que não perderá a oportunidade de lutar pelo ouro.

A final do beisebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago será disputada a partir das 15 horas deste sábado (28).