Guardas municipais de Operações com Cães detiveram neste sábado (2), um adolescente de 16 anos, por tráfico de drogas, no bairro Vista Alegre, em Jundiaí. Enquanto ele era levado para o Plantão Policial, uma equipe foi até a casa dele para comunicar aos pais da apreensão, mas foi recebida pelos tios do garoto. Incrédulos e decepcionados, segundo os GMs, eles disseram que não sabiam que o sobrinho estava envolvido com o crime. Foram eles os responsáveis por irem até a delegacia para acompanharem a apresentação da ocorrência e depois levá-lo para casa.
Os GMs Ícaro, Gildomar e Pegoraro estavam em patrulhamento preventivo, próximo à Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Patrícia Pires, quando ao passarem pela avenida Luís Henquique Stackfleth, flagraram um rapaz carregando duas sacolas pretas em suas mãos e com um rádio comunicador vermelho pendurado no pescoço. Este, por sua vez, correu ao perceber a chegada da viatura, mas foi perseguido e alcançado após cerca de cinquenta metros.
Com ele foram apreendidas 115 porções de maconha, 13 pinos de K2, 40 pinos de cocaína e 92 pedras de crack, além de R$ 33.
Ao verificarem que se tratava de adolescente, os guardas solicitaram apoio de outra viatura para que fosse até a casa dele, onde os tios foram informados da apreensão do sobrinho. Já no Plantão, eles se mostraram tristes com a detenção do jovem. "Uma situação triste para a família. Até conversamos bastante com eles, orientando para que não desistam do garoto, para que busquem um psicólogo ou outro tipo de ajuda especializada para ele", disse o subinspetor Cristiano, supervisor da equipe.
Com a ocorrência apresentada e o adolescente indiciado, ele foi liberado aos tios.
MAIS TRÁFICO
Ainda neste sábado, os GMs Júlio Patriota e Gonçalo, também de Operações Com Cães e supervisionados pelo sub Cristiano, tiveram trabalho para prender um homem por tráfico, no bairro Jundiaí-Mirim.
Durante patrulhamento, eles abordaram o criminoso, que estava com uma sacola nas mãos em uma biqueira. Com ele foram apreendidas 130 porções de maconha, crack e cocaína, além de R$ 166.
Durante pesquisa aos seus dados, os guardas descobriram que ele estava sendo procurado pela Justiça, com um mandado de prisão por furto. Ao receber voz de prisão, ele resistiu e lutou com os GMs, que conseguiram contê-lo.
Conduzido ao Plantão Policial, ele foi preso em flagrante por tráfico e também foi formalmente capturado.
PRIMEIRO DIA
As duas ocorrências marcaram o primeiro dia do GM Cristiano como subinspetor da Guarda. Há 28 anos na Corporação, ele passou a sub nesta sexta-feira e deixou o Apoio Tático para, neste sábado, fazer sua estreia como supervisor de equipes, agora na divisão de Operações Com Cães. "Lutei muito, são muitos anos de dedicação e estou feliz com essa promoção, essa evolução da minha carreira na Guarda".