Quem não gosta de receber um elogio, um carinho, um sorriso? Agora pense na situação oposta: um xingamento, uma ignorada uma grosseria, palavras maldosas... é claro que machuca forte.
Infelizmente, muitas pessoas se acostumaram a ouvir palavras assim, porém isso deixa feridas no coração e impactos na saúde, como a somatização disso tudo em forma de doenças físicas e mentais.
O amor é uma linguagem universal! Todas as religiões pregam o amor. O amor cura, eleva e equilibra.
Palavras como "eu te amo", "sinto sua falta ", "você é importante na minha vida", "você está bem?", "te desejo tudo de bom ", você está ótima", " estou com saudade", são frases com palavras muito agradáveis ao serem ouvidas.
A utilização de palavras carinhosas, infelizmente, está caindo em desuso. Muitos não conseguem pronunciar simples palavras educadas, como "obrigado".
Não tenha medo de pronunciar palavras leves e carinhosas. Elas não são "ridículas", muito pelo contrário. Em vez de expressar fraqueza, elas expressam muita força e coragem. Só quem é repleto de amor é capaz de expressar o amor, só quem é gentil transmite a gentileza e só quem tem paz passa a paz. Portanto, só podemos doar aquilo que nós temos. Fora que essas lindas palavras alem de expressarem força, são capazes de manter a nossa saúde.
Louise Hay foi uma autora que sempre afirmou o poder das palavras positivas. Vários estudos científicos já comprovaram que a qualidade dos nossos pensamentos e das nossas palavras é decisivo em nossa saúde física e mental.
Aqueles que verbalizam ideias negativas tem maior tendência atrair problemas e transtornos mentais. Nosso cérebro tende a acreditar nos pensamentos e palavras que emitimos com frequência. Portanto, se necessário, substitua estas palavras negativas habituais para assim, condicionar o cérebro a enxergar a vida de maneira leve e com positividade.
Preste muita atenção em como se comunica. Substitua pensamentos e palavras negativas. Tente não falar palavras de baixo calão (palavrões). Sinta a essência do amor e da saúde em sua vida e sinta-se cada dia mais leve, beneficiando principalmente sua mente e suas emoções. Muita saúde a todos.
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)