Um portal afiliado à rede
31 de maio de 2024

INCLUSÃO

Em trabalho intersetorial, prefeitura lança guia PCD

Cartilha foi lançada ontem (20), durante 14ª edição da Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Por Redação
Prefeitura de Jundiaí

21/06/2023 - Tempo de leitura: 2 min

DIVULGAÇÃO/PMJ

Guia surgiu a partir de escutas do Plano Municipal da Juventude, que auxilia jovens com deficiência sobre serviços ofertados na cidade

Após um trabalho intersetorial entre as Assessorias da Pessoa com Deficiência, Juventude e Direitos Humanos, a Prefeitura de Jundiaí lançou o Guia Informativo para a Inclusão de Jovens com Deficiência. A cartilha, iniciativa que surgiu a partir de escutas do Plano Municipal da Juventude, tem como objetivo auxiliar os jovens com deficiência no dia e dia e informar os serviços ofertados pelo poder público a eles.

O lançamento aconteceu ontem (20), durante a 14ª edição da Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) – vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), teve início na segunda-feira (19), com atividades culturais, debates temáticos sobre inclusão e discussões sobre acessibilidade, saúde, educação, assistência social, educação, cultura e esportes.

“Os Conselhos Municipais têm um papel extremamente importante na conexão entre o Poder Público e a sociedade civil. É por meio deles que recebemos as principais demandas e temos auxílio na elaboração de políticas públicas assertivas e inclusivas. Eventos como a Conferência são muito enriquecedores, pois fornecem uma grande contribuição para a sociedade”, comenta o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, também compareceu ao evento e elogiou a iniciativa. “A Conferência é um momento de debate para propor melhorias e consolidar as boas práticas aplicadas pelo município. O importante é que cada edição deixe um legado e contribua com uma Jundiaí cada vez mais desenvolvida”, afirma.

“Essa é uma boa oportunidade para pessoas que buscam fazer a diferença na sociedade. O nosso objetivo é reunir os principais atores da causa para a criação de políticas que gerem a inclusão social e a equidade”, opina o Presidente do Conselho, Filipi Lima.

Para o assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos, a cidade conquista a cada Conferência. “É um momento de debates de propostas que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Jundiaí é uma cidade que busca se atualizar a cada ano e criar condições para que todas as pessoas possam se desenvolver e buscar o seu espaço”, argumenta.

Também estiveram presentes os gestores Tiago Texera (Promoção de Saúde) e Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social), além do presidente da Câmara Municipal, o vereador Antonio Carlos Albino.